Quinta-feira, dia feriado na França

  • Mazé Torquato Chotil
Quinta-feira, dia feriado na França

As manifestações no Brasil inteiro “Fora Temer”, “diretas já” ecoam até neste lado do Atlântico com informações na imprensa francesa e manifestações físicas na cidade e nas redes francesas e brasileiras.

Precisando descansar, convidados por amigos para passar o final de semana prolongado na região “Lorraine”, que faz parte do departamento “Les Voges”, no Leste da França, decidimos viajar. Pegamos o trem bala na estação “Gare de L’Est”, em Paris, nesta quinta-feira, pelas 8 horas, até a cidade de Nancy onde embarcamos em outro trem, tradicional, que circula pelos 80km/h, parando em alguns vilarejos, até chegarmos na cidade de Remiremont.

Na estrada, tudo muito verde após o inverno, nesta primavera que deve nos oferecer céus azuis para caminhadas que temos a intenção de fazer. Campos são como desenhos. Quadrados de uma tonalidade, outros de outras.... tapetes verdes ou amarelos. Tudo parece muito organizado.

Os amigos nos esperam na estação, destino final do trem, onde desembarcam todos os passageiros. A cidade que existe desde o século IX, quando uma abadia foi instalada, tem 8 mil habitantes. Instalada num vale que foi muito mais populoso e rico com indústrias têxteis entre outras.

Vamos percorrer uns 20 quilômetros antes de chagarmos no chalé fincado do alto de uma montanha, pelos 1000m de altitude. No caminho, os amigos vão mostrando e explicando que a casa foi o lugar onde ela passava suas férias e em seguida passou a morar todos os dias do ano. Seus pais construíram a casa no lugar que tinha sido um sítio antes.  Eles herdaram uma parte da casa e compraram as outras partes aos irmãos depois da morte do pai. Os dois são da região e mesmo tendo saído para estudar e trabalhar longe, fora mesmo das fronteiras do país, sempre voltaram nela, fazendo viagens importantes de lugares em continentes distantes. É um lugar mágico para eles, onde escolheram viver após a aposentadoria.

Em uma esquina morava tal pessoal, ali foi registrada após o nascimento... num outro lugar os pais tinham uma pequena indústria, antes de periclitar e ter que abandonar o negócio...Toda a região está marcada de fatos de suas histórias.

Bom final de semana

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.