Replantar para a vida

Replantar para a vida

Uma imensa floresta está em projeto para ser planada na região do Val-d’Oise, lugar que se situa a uns 60 quilômetros no norte de Paris. É isso mesmo, bem li o título do artigo do jornal econômico Les Echos. Nestes tempos em que a natureza perdeu muito terreno, faz bem ler este tipo de informação. 

São mais de 1.300 hectares e mais de 1 milhão de árvores que a nova floresta deve ter. Não de imediato, mas aos poucos, pois terá que expropriar um certo número de proprietários.


A situação das grandes cidades é preocupante em matéria de poluição e de meio ambiente ideal para viver. Paris tem feito esforços, incitado a circular de outras formas que com carros, tem fechado áreas de circulação, desenvolvido a rede de bicicletas (mesmo se a troca recente da administração da rede tem deixado a desejar), tem plantado onde pode na cidade, proibido as pesticidas nos jardins da cidade, de forma que as abelhas voltaram a fazer mel por aqui. Também tem investido em muros verdes e autorizado o uso dos telhados de prédios da cidade para se cultivar legumes, frutas... como mostra a foto publicada no jornal Le Monde, com a pergunta: a agricultura urbana pode alimentar as cidades?


Em todos os casos, em dois anos Paris viu nascer 74 lugares como este, representando uns 15 hectares. E a tendência é ver aumentar este espaço utilizando túnel, estacionamentos, subterrâneos...  Não é uma boa ideia?

Bom final de semana!


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.