Semana corrida no Brasil

  • Mazé Torquato Chotil
Semana corrida no Brasil

Primeira semana na terrinha. Corrida. Grande prazer em rever a família, amigos e apresentar minha pesquisa sobre os trabalhadores brasileiros exilados durante a ditadura. Enquanto isso, Bernard Chotil faz sua primeira “tournée” pelo Brasil. A amizade, o carinho do povo é sempre um ponto importante que temos o privilégio de compartilhar. Em Petrópolis, contamos com esta amizade para de um dia para outro organizarmos a apresentação de Bernard que um mal entendido ia impossibilitar a realização. A amizade lhe permitiu se apresentar duas vezes. Uma na Aliança francesa e outra em um local cedido por amigos das amigas, onde cerca de 20 pessoas puderam ouvir e apreciar canções francesas do repertório de Bernard e do patrimônio francês.

Arquivo Pessoal
ipresentação do meu rabalho na USP, dia 17 de agosto

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Petrópolis, tivemos mais prazeres. O de conhecer uma cidade imperial, com seu patrimônio preservado e mais ainda, com a preservação da natureza, mesmo se os amigos dizem que a instalação dentro da floresta tombada pelo patrimônio histórico, de pessoas representa um risco.

Arquivo Pessoal
Bernard em Petrópolis

 

 

 

 

 

 

 

 

Na quinta, pela manhã, descemos a serra de Petrópolis em direção do Rio de Janeiro, para minha segunda apresentação no Brasil, na sede do CBAE. Beleza das montanhas, flora que espero que se preserve de forma que a fauna possa se manter em vida. Trabalhos importantes na pista para alargamento. Pensei no trem que seria muito mais rápido, traria menos poluição e permitiria perder menos tempo no trajeto. Fui informada que um grupo de militantes trabalha em reabilitá-la, uma estrada que foi desativada há anos. Faria o possível para ajudá-los neste trabalho.

 
.

 

Bom final de semana.