5 movitos para que Dunga volte ao comando da seleção

Treinador tem no currículo dois títulos e o segundo melhor aproveitamento dos últimos 10 técnicos.

5 movitos para que Dunga volte ao comando da seleção
Getty Images
Dunga novamente é fortemente cogitado a voltar a seleção brasileira

No futebol tudo costuma acontecer rapidamente, é inacreditável a capacidade das histórias se repetirem.

Dunga esta semana foi fortemente cogitado a reassumir a seleção brasileira, não se sabe até que ponto essa especulação é verdade ou mesmo se o técnico irá aceitar o desafio.

O fato é que sou mais um, que engrosso o coro, caso o escolhido seja ele, é um grande acerto! Não é novidade pra quem me conhece que vejo muitas virtudes na sua seleção.

Dunga ficou marcado pela copa de 90 sem ao menos ser o craque do time, a era Dunga não havia acabado ele voltou em 94 e ao lado de Romário e Bebeto conquistou a copa do mundo, convertendo com raiva a sua penalidade, em meio a emoção desferindo palavrões quando ergueu a taça, o Brasil finalmente era tetra após 24 anos.

Os motivos que aqui vou listar, são como base em números e claro, analisando tecnicamente e táticamente o seu trabalho.

1º Disciplina Tática

Dunga assumiu o comando técnico da seleção em 2006, bastou um ano de trabalho para calar os críticos, ele era mais uma aposta do que convicção, muitos "especialistas" afirmavam que ele seria um técnico tampão, no entanto rapidamente calou seus críticos, seu time era muito organizado em campo, por vezes frio e calculista, a seleção tinha o contra-ataque mais temido do mundo e nas bolas paradas uma arma capaz de resolver qualquer jogo.

2º Aproveitamento

Dunga dos últimos 10 técnicos da seleção brasileira é o segundo em aproveitamento 76,7%, perdendo apenas pra seleção de 2002 que conquistou o pentacampeonato, porém com a virtude de ter mais que o dobro de números de jogos 60 pra ser exato.

3º Filosofia de Trabalho

Dunga era incansável, treinava por horas e horas jogadas ensaiadas, triangulações, a sua seleção treinava em dois turnos, nunca abria treino pra emissoras de tv, e não privilegiava ninguém, um dos grandes motivos de ter mais inimigos que amigos na imprensa.

4º Raça

Dunga é sem dúvidas um capitão, um símbolo de raça em campo, um jogador que nunca foi um primor técnico mas que compensava com liderança e organização, o time mantinha o perfil de seu comandante, o Brasil perdeu um jogo complicado pra Holanda em 2010, em falhas individuais, pegaram pra cristo o volante Felipe Melo, autor de gol contra e expulso contra a Holanda, mas poucos se lembram que foi ele o autor do passe para o primeiro gol da partida, marcado por Robinho.

5º Vencedor

Dunga é um cara vencedor, venceu como jogador e como técnico, foi campeão da copa américa 2007 e da copa das confederações de 2009, sua seleção fez partidas memoráveis contra a Argentina e Uruguai vencendo os tradicionais rivais com autoridade na casa dos adversários.

Como disse não se sabemos se ele aceitaria o convite pra reassumir neste campo minado, mas Dunga nunca foi de desistir.

Vídeo: Brasil massacra a Argentina na final da copa américa 2007, narração em espanhol.

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.