Alemanha, marketing, talento e carisma

A copa do mundo 2014, chega ao fim se para nós brasileiros não foi do jeito que esperávamos, temos que ser justos, ganhou a seleção que melhor futebol apresentou.

Alemanha, marketing, talento e carisma
Marcus Brandt/EFE/EPA.
Alemães comemoram título após 24 anos...

A seleção alemã fez tudo certo, se preparou pra ser campeã do mundo, não aconteceu por acaso e não foi apenas talento.

Esse timaço alemão que hoje todos veneram começou a ser esboçado lá atrás, numa final em que Ronaldo, Rivaldo e companhia nos trouxe o pentacampeonato.

A Alemanha sempre chega forte em copas, mas nunca havia demonstrado ter tanto talento com a bola nos pés.

Quando perderam a final para o Brasil em 2002, foram capazes de enxergar que era preciso mudar, para um dia conseguir se impor novamente.

O trabalho de base somado a uma talentosa geração culminou na sensacional campanha em 2010, onde foram eliminados apenas na semifinal.

Hora de começar tudo de novo e de queimar uma geração inteira? Que nada, os alemães adoraram a forma que a sua seleção estava jogando, Joachim Low o comedor de "caquinha" foi mantido, a liga alemã cresceu enormemente, talentos como Reus, Toni Kroos, Neuer, Humells, se afirmaram, e olha que o primeiro Marco Reus que é considerado um craque foi cortado por lesão.

Voltando no início e explicando porque os alemães fizeram tudo certo, é óbvio que é fácil afirmar depois de serem campeões, qualquer um vai dizer que fizeram tudo certo.

Mas vamos lá...

1º A Alemanha escolhe estrategicamente a Bahia pra se adaptar ao diferente clima brasileiro.

2º Se hospeda na Bahia, lugar com clima predominante quente, e quando todos imaginavam que iriam se isolar do mundo, se envolve como poucas seleções com a população local, detalhe que grande parte é indígena.

3º Doam cerca de 10 mil euros para população indígena, a história da doção da hotel é mais um conto folclórico que o brasileiro tem a mania de compartilhar sem se informar sobre a veracidade do mesmo, afinal "tudo que vem de fora é melhor" e nada daqui presta né, o hotel é um investimento particular que nada tem a ver com a Alemanha.

4º Lá atrás, bem lá atrás mesmo no início do ano lança uma camisa com as cores vermelho e preto e se "dizem inspirados" no Flamengo, conhecido também por ser o clube de maior torcida do Brasil.

5º Carisma, quem falar que os jogadores alemães não são simpáticos, pelo menos aqui no Brasil vai ser xingado, mesmo após a sonora goleada, os alemães não cultivam o ódio do Brasil, quando se respeita uma seleção, você vai lá e mata o jogo, o Brasil não tem cinco estrelas no peito por acaso.

6º Solidariedade, a goleada sofrida machucou os brasileiros, os alemães sabem disso, mas ao invés de provocação, eles demonstraram um sentimento de respeito e admiração pela seleção, externados pelo ponta esquerda Lucas Podolski nas redes sociais e alguns outros jogadores.

7º Jogaram bola, e como jogaram, nada disso teria sentido se a seleção não jogasse como um time, nem mesmo na pior partida da seleção alemã na copa, aquele empate que assustou à todos contra a Argélia e que só foi decidido na prorrogação o time deixou de mostrar variação tática e vontade de vencer.

Coincidentemente após 24 anos a Alemanha também é Tetracampeã, Brasil e Itália também se tornaram Tetra após este mesmo período.

Sobre a Argentina, não tem muito o que se falar, na minha opinião até foi longe demais, pegaram um grupo fácil, caiu em um chaveamento muito tranquilo e só enfrentou um grande na semifinal, onde saiu vencedor nos pênaltis, ontem assustou, jogou como time grande, Messi teve a bola do jogo, mas não soube aproveitar.

Injustiça seja feita, Messi não foi o melhor jogador da copa, mas nem aqui e nem na China, ninguém jogou mais bola que o holandês Robben, se a Fifa fosse um pouco menos política ele não ficaria nem mesmo entre os três, pois James e Muller fizeram um brilhante mundial.

É isso, até daqui quatro anos, copa sua linda, não demore, quem gosta de futebol te ama.

A coluna agora, focará o brasileirão e as competições europeias e sul-americanas.

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