O que esperar de Brasil x Colômbia?

Brasil x Colômbia e França x Alemanha abrem na sexta, as quartas de finais da copa do mundo

O que esperar de Brasil x Colômbia?

Se por um lado o Brasil passou um sufoco danado e teve que contar com as penalidades, a Colômbia vem passando por cima dos seus adversários, com 100% de aproveitamento já é sua melhor campanha da história.

A seleção brasileira terá que resolver grandes problemas até sexta-feira, o principal deles é escolher um substituto para Luiz Gustavo suspenso no jogo contra o Chile.

Felipão tem quatro opções, uma é trazer de volta Paulinho, pra jogar ao lado de Fernandinho, o que deixaria a seleção com maior poderio ofensivo e vulnerável no meio campo.

O meio campo brasileiro, tem sido o maior problema do time até aqui, Oscar não consegue repetir a ótima atuação da estreia, fazendo com que Neymar tenha que recuar para buscar a bola, o problema é que Neymar não é de ferro, o camisa 10 da seleção até aqui é o jogador que mais recebeu faltas neste mundial, inclusive deverá fazer uma semana de intensa recuperação para o jogo de sexta.

A segunda opção para Felipão é trazer Dante ao time, avançando David Luiz para posição de primeiro volante, posição que ele se acostumou a jogar no Chelsea, o grande problema é que David Luiz não gosta de jogar nesta posição, é claro que pela seleção como ele mesmo diz jogaria até no gol.

A terceira opção de Felipão é colocar Henrique, zagueiro de ofício que também atua como volante, o que sinceramente eu não acredito que ele faça.

Como última opção ele ainda tem no banco Hernanes que atua em qualquer posição do meio campo, o que daria melhores opções para o setor de criação do time.

Acredito que o técnico brasileiro não deve fugir dessas quatro opções, de qualquer forma é preciso mudar, o time brasileiro até aqui esteve longe de repetir as atuações da copa dos confederações do ano passado, o que aquele time tinha de melhor simplesmente parece ter perdido em algum lugar da granja comary.

Foto: AP
Neymar comemora gol contra Camarões

E o que realmente poderá dar certo contra a Colômbia?

Na minha opinião Felipão teria que abrir mão das suas convicções mudando o esquema e algumas peças, a primeira delas é sacar o atacante Fred do time, manteria a dupla de zaga com David Luiz e Thiago Silva, as laterais com Daniel Alves e Maicon embora Daniel Alves parece ter esquecido seu futebol na Espanha.

No meio campo voltaria com Paulinho, fazendo a função de primeiro volante ou até mesmo Fernandinho nesta posição, dando apoio pela direita e Hernanes na esquerda, com isso o Brasil ganha força na saída de bola e não perde em marcação, Oscar atuaria um pouco mais a frente abrindo Neymar pela esquerda e Hulk pela direita.

A Colômbia joga com três volantes, Sanches, Aguilar e Guarín, Sanches joga na função de primeiro volante e deve ser um cão de guarda para Neymar, Aguilar é quem dá maior liberdade para as subidas de Guarín um jogador extremamente perigoso nos chutes de fora da área e que também tem ótima visão de jogo.

James Rodrígues até aqui o maior craque da copa, jogador do Mônaco da França, no clube atua como ponta/meia pelo lado direito, na Colômbia joga como o típico camisa 10 a frente da área, armando e concluindo as jogadas, James já mostrou que tem repertório, todo cuidado é pouco, o melhor a fazer é não deixar a bola chegar, pressionando a saída de bola da defesa colombiana que é o ponto mais vulnerável da equipe.

Foto: Agência Reuters
Jamez Rodríguez acaba com o jogo e dá classificação histórica à Colômbia

A Colômbia não é só James Rodrígues! Quadrado jogador da Fiorentina vive a melhor fase da sua carreira, jogador extremamente rápido e driblador, deve criar grandes problemas pra Marcelo, é importante que sem a bola Hernanes dê o primeiro combate e David Luiz por vezes terá que desdobrar na marcação do ponta colombiano.

O ataque apesar da ausência lamentada de Falcão García, é um dos pontos mais fortes da equipe, lá jogam Adrían Ramos recentemente contratado pelo Borussia Dortmund e Jackson Martínez um dos artilheiros do campeonato português e cobiçado por diversos clubes da Europa.

Como vencer a Colômbia?

Apesar de muitas qualidades a Colômbia não é uma seleção imbatível, existe alguns atalhos que se o time brasileiro souber explorar, poderá vencer o time colombiano até com certa tranquilidade, o primeiro é na fragilidades dos laterais, que correm muito, tanto Armero como Zuniga, ambos gostam de subir ao ataque, Zuniga terá grandes problemas, por se tratar do lado em que Neymar atua e Armero poderá ter a ingrata missão de marcar Oscar e as invertidas de Hulk.

A segunda fragilidade do time colombiano é justamente sua zaga, Zapata é bom zagueiro, mas não joga sozinho, Yepes apesar de toda experiência é um jogador extremamente lento, que no mano a mano com qualquer um dos atacantes brasileiro levará a pior, pra concluir Ospina é um bom goleiro, mas nenhum goleiro é imbatível.

A Colômbia geralmente joga com três volantes, justamente por saber de sua fragilidade defensiva, o argentino José Pekerman carrega como escudo o fato de nunca ter perdido um jogo em copas do mundo, a Argentina que ele treinou, só foi eliminada nos pênaltis pela Alemanha.

Nada melhor do uma primeira vez! #pracimadelesbrasil #euacredito

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.