Após 21 anos ‘pagador de promessas’ conclui a jornada e começa viagem de volta para casa

Antônio Pereira afirma que foi curado de um câncer graças a uma promessa que fez para Nossa Senhora Aparecida, em 1991

  • Alexandre Duarte

Por 21 anos o agricultor Antônio Pereira, 67 anos, conhecido como ‘pagador de promessas’, peregrinou pela América do Sul levando a imagem e a mensagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele afirma que foi salvo de um câncer terminal graças a uma promessa que fez para a santa, em 1991.

O pagador de promessa explica que já havia sido desenganado pelos médicos, que deram a ele no máximo dois dias de vida. “Os médicos já tinham falado para minha família que teriam que emitir minha certidão de óbito, mas graças a Nossa Senhora Aparecida, ele tiveram que me dar alta. Todos no hospital se surpreenderam quando levantei da cama e comecei a andar. Eu nem enxergava mais”, explicou.

O peregrino católico é natural da cidade de Matão, em São Paulo, mas mudou-se para Rondônia ainda pequeno, onde se estabeleceu na capital, Porto Velho. “Minha família continua lá em Rondônia, eu fico lá pouco mais de três meses por ano. O restante do tempo fico andando por esse mundo, cumprindo minha missão”, complementou.

Segundo ele, a promessa, que consistia em andar com a imagem da santa por 21 anos, fazendo voto de pobreza e vivendo de caridade, foi cumprida no último dia 31 de dezembro de 2012, na basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte-SP. “Agora que cumpri a promessa estou apenas passando por alguns lugares que eu ainda não tinha visitado, mas no máximo até o final da semana quero estar de volta à minha casa, em Porto Velho, onde minha esposa me aguarda”, disse.

Antônio diz ter dois filhos, um advogado e outra que é professora. Ele explica que a família nunca foi contra a sua fé. “Todos me entendem, todos acompanharam a minha luta, me viram lá no hospital, quase morto, por isso ninguém implica com a minha caminhada”, acrescentou.

Números

O peregrino contou à redação da 94fm que durante a sua jornada foram gastos 66 pares de tênis, 31 bonés e 24 mochilas. Também mostrou uma extensa coleção de recortes de jornais. “Ao tudo, eu fui matéria em aproximadamente 1200 jornais. Também passei por mais de 500 emissoras de rádio e diversas outras de televisão”, disse.

Mas nem tudo são flores, mesmo na vida de um pagador de promessas. Ele contou que foi alvo de 24 assaltos, quando levaram dinheiro, roupas e até os documentos. “Os bandidos pensavam que eu tinha alguma coisa, mas nunca encontraram nada além de alguns trocados e roupas velhas”, finalizou.

O senhor de 67 anos disse que ficará em Dourados até o final da tarde de amanhã (28), quando embarca para o município de Rio Brilhante, sua última parada antes de seguir viagem de volta à Rondônia.

Ele explica que precisa angariar fundos para retornar à Porto Velho-RO. Qualquer interessado em contribuir com o pagador de promessas pode entrar em contato no Hotel Áurea, localizado na Rua Melvin Jones, n.º 533, telefone: 3427-6370.