Audiência pública na sexta define cursos da Escola Técnica

Deputado está convidando a sociedade para audiência oficial com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para anunciar cursos do IFD

  • Assessoria

O deputado federal Marçal Filho anunciou ontem que a audiência pública oficial que definirá os cursos do Instituto Federal de Dourados (IFD), a Escola Ténica Federal, acontece na próxima sexta-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 18h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Na condição de presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, posso afirmar que a audiência que apontará os cursos que serão oferecidos em Dourados será realizada na sexta-feira, coroando um trabalho que iniciamos há mais de 2 anos para garantir que nossa cidade não ficasse fora do programa de expansão do ensino técnico do Ministério da Educação”, enfatiza Marçal Filho.

A audiência será realizada em parceria com o o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que nas últimas semanas tem promovido encontros informais para discutir o futuro das Escolas Técnicas Federais no Estado. “Esses encontros servem apenas para apresentar o modelo de funcionamento das unidades, mas a definição dos cursos acontece apenas após as audiências públicas oficiais como a que vamos realizar no dia 7 de dezembro”, avisa Marçal Filho. As audiências públicas oficiais atendem exigência do Ministério da Educação, já que a ideia central é que a definição dos cursos ocorra em consonância com os setores organizados da sociedade civil. “O mais importante é que este é mais um capítulo que escrevemos para a realização desse que é um sonho de todos nós douradenses e que, por pouco, não nos foi tirado”, argumenta.

Marçal Filho lembra que a luta para que Dourados recebesse o IFD, dentre outras ações, foi marcada pela realização de audiências públicas semelhantes que contaram com a participação de todos os segmentos da sociedade douradense e da região. Desde que retornou à Câmara, em 2009, o deputado, percebendo o equívoco de lideranças anteriores, buscou junto ao governo federal corrigir o erro de exclusão da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, dos dois planos de extensão da educação técnica e profissionalizante anteriores. “O primeiro passo foi manter contato com o Minstério da Educação e com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, na pessoa do reitor Marcus Aurélius Stier Serpe, que estará em Dourados para a audiência da próxima sexta-feira”, revela o deputado.

Ainda na luta para impedir que Dourados ficassem sem a Escola Técnica Federal, o deputado Marçal Filho liderou a criação e foi eleito presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Ténico e Profissionalizante, o que lhe rendeu a missão, atribuida pela própria presidente Dilma Rousseff, de articular a aprovação, no Congresso Nacional, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “O Instituto Federal de Dourados é uma conquista do nosso mandato, mas também é uma vitória dos setores organizados da sociedade que quando foram chamados por nós se prontificaram a debater o futuro dessa importante ferramenta para a formação de mão-de-obra especializada”, argumenta Marçal Filho. “Por isso, convido novamente as entidades representativas do comércio, da indústria, da prestação de serviços, enfim, todos os setores, para a audiência oficial que vamos realizar sexta-feira, na OAB”, finaliza o deputado.