Como fazer para adotar uma criança?

Maior parte dos pais procuram por meninas, sem irmãos nem problemas físicos ou mentais

  • Agência Brasil

Segundo o Cadastro Nacional de Adoção, quase 40 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos em todo o país, mas apenas pouco mais de 5 mil estão aptos a serem adotados. Isso porque os requisitos solicitados pelo pais não conferem com a realidade das crianças em espera.

Segundo um levantamento feito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, 93,5 % dos pretendentes querem crianças com idade de até 5 anos. Essa, segundo Antonio Carlos Berlini, presidente da Comissão Especial de Direito à Adoção da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo), é uma das principais razões, também, da demora no processo. Ele, que participou do programa Papo de Mãe, sobre o assunto, afirma que a maior parte dos pais procuram por meninas, sem irmãos nem problemas físicos ou mentais.

Para a coordenadora da Ong Projeto Acolher, Maria Beatriz Sette, a frustração desse processo se baseia em preconceitos. Ela defende que, por desconhecimento, as pessoas confundem características genéticas com comportamentais. Além disso, procuram a adoção para tentar preencher um desejo pessoal de se tornarem pais em vez de procurar promover o bem estar da criança.

Assista ao programa Papo de Mãe sobre o assunto e saiba a opinião de mães que decidiram adotar os filhos.