E-presidente Lula receberá título de cidadão honorário de Paris

  • Isto É
Ex-presidente Lula está preso em Curitiba  - Foto: Divulgação
Ex-presidente Lula está preso em Curitiba - Foto: Divulgação

A cidade de Paris decidiu nesta quinta-feira (3) conceder cidadania honorária ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril de 2018 por corrupção e lavagem de dinheiro, informou o jornal francês “Le Figaro”. O Conseil de Paris, uma espécie de Câmara de Vereadores, fez o pedido para a prefeitura da capital francesa, com base na luta de Lula pelos direitos humanos, a justiça social, a proteção do meio ambiente e por seu compromisso de reduzir a “desigualdade social e econômica” no Brasil.

Esse compromisso “permitiu que quase 30 milhões de brasileiros escapassem da pobreza extrema e acessassem direitos e serviços essenciais”, afirmou a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em comunicado, após uma votação favorável dos representantes do conselho da cidade. Na nota, a política francesa ressalta que esses são “valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento”. “Lula é conhecido por sua política proativa de combater a discriminação racial particularmente acentuada no Brasil”, acrescenta o texto, ressaltando que através da figura do ex-presidente, “todos os defensores da democracia no país são atacados”.

O petista, de 73 anos, foi presidente do Brasil entre 2003 e dezembro de 2010. Atualmente, ele cumpre pena na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Em sua sentença inicial, em julho de 2017, ele foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, em abril deste ano, sua pena foi reduzida para oito anos e 10 meses. Conforme determina a lei penal, o ex-presidente já cumpriu um sexto da pena e deve progredis para o regime mais brando. Lula, por sua vez, nega todas as acusações.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • toninho

    toninho

    A frança esta perdendo o poder de manipular a Amozonia e isso dói no interesse deles porque os Franceses nao leva o Lula para lá para quele possa trabalhar junto com os Franceses uma melhora para seu povo.

  • Luiz

    Luiz

    Olhem de onde está vindo o "título": França. Esse título que aquele país está dando é uma afronta ao povo brasileiro e à nossa justiça, pois é um condenado por corrupção e outros crimes! Um título vindo da França para um corrupto não tem outra intenção senão querer desrespeitar Nosso País!!

  • Alex

    Alex

    Faz sentido: um vagabundo que está preso sendo homenageado por um país que em pouco tempo será uma república islâmica cujo presidente ataca nossa soberania para desviar o foco de sua incompetência.