Estrangeiros clandestinos são detidos em navio no Recife

  • Leia Já
Estrangeiros clandestinos são detidos em navio no Recife

Seis pessoas que se dizem albaneses foram detidas em um navio alemão no Porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, na terça-feira (4). Eles estavam de forma clandestina na embarcação à procura de emprego.

Os albaneses são Ledion Taka, de 37 anos; Permet Behluli, 25; Serjani Shaquir, 28; Feka Adnandi, 34; Kruja Rezart, 27; e Fekollari Erin, 26.  Em depoimento, eles contaram que o objetivo era ir ao Canadá.

De acordo com a Polícia Federal (PF), os supostos albaneses disseram que nem todos se conheciam. Eles haviam feito uma pesquisa pela internet e obtido a informação de que o navio Rio Negro atracaria no Canadá, onde pretendiam buscar emprego. O grupo embarcou no navio na cidade portuária de Fos-Sur-Mer, na França, no dia 23 de setembro.

À PF, os estrangeiros contaram que passaram quatro dias escondidos no meio dos contêineres. Como havia acabado a comida que levavam, resolveram sair do local e ir à cozinha do navio, foi então que acabaram sendo descobertos, na noite do dia 27 de setembro. Naquele momento, o navio se encontrava na travessia da Espanha para o Brasil.

O consulado da Albânia já foi informado do ocorrido. A embaixada deverá confirmar se os estrangeiros são mesmos albaneses, já que não estão de posse de documentos oficiais.

No momento, os seis clandestinos estão em um hotel no Recife, sob responsabilidade e escolta de segurança privada. As despesas no Brasil e de repatriação serão pagas pela empresa responsável pelo navio, sem nenhum ônus para o governo brasileiro. Não foi detectada nos estrangeiros nenhuma espécie de doença infectocontagiosa.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.