Gestores do Suas devem ficar atentos ao prazo de envio de dados

Censo de Assistência Social receberá questionários até dia 14 deste mês; levantamento permite traçar retrato do tema, no País.

  • Ministério do Desenvolvimento

Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Pop e Unidades de Acolhimento têm até o dia 14 deste mês para fazer o preenchimento dos questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2014.

O levantamento é feito anualmente desde 2007, e permite traçar um retrato detalhado da assistência social no País.

Para os gestores pelos Centros de Convivência, Conselhos e Gestão Municipal e Estadual, a data limite de preenchimento é 28 de novembro. As retificações do questionário poderão ser feitas entre os dias 1º e 5 de dezembro.

Segundo a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, o levantamento mostra para os estados e municípios o estágio de organização de cada um dos equipamentos de assistência social e dos serviços prestados.

“O censo vai orientar o planejamento dos gestores. Também é importante base de informações para os órgãos de controle.”

Preenchimento

O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas.

A orientação é que os gestores encaminhem o questionário impresso às unidades públicas ou privadas e, posteriormente, validem as informações e insiram no sistema.

O não preenchimento do Censo Suas pelo município pode resultar em sanções administrativas e levar até ao bloqueio de recursos. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e não deixar o preenchimento para a última hora.

Caso o responsável pelo preenchimento tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo Suas, ele deverá entrar em contato com a respectiva secretaria estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-707-2003.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.