Governo apresenta resultados de encontro sobre mudança climática

  • Assessoria

O Fórum Global de Especialistas sobre Mudança do Clima ocorreu em setembro de 2013 na França e teve o objetivo de promover o diálogo de questões técnicas sobre o clima mundial.

A diretora de projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Natalie Unterstell esteve presente, nos dias 18 e 19 setembro de 2013, no Fórum Global de Especialistas sobre Mudança do Clima reunido em Paris (França), pela OCDE (Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico).

O evento faz parte de uma série de seminários organizados pela OCDE e pela Agência Internacional de Energia (AIE) com o objetivo de promover o diálogo e melhorar a compreensão sobre questões técnicas nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas.

São encontros informais, fora das negociações da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change).

O evento tratou dos elementos necessários para garantir que um novo acordo climático global seja ambicioso e contenha efetivamente o aumento da temperatura em até 2o Celsius, considerado um limite seguro pelos cientistas.

Esse acordo será negociado no âmbito das Nações Unidas até 2015, e terá efeito a partir de 2020.

O foco principal foram os novos compromissos internacionais para mitigação do aquecimento global.

“Participei ativamente da discussão sobre os tipos de compromissos e o processo por meio do qual a comunidade internacional alcançará o nível de ambição necessário para limitar o aumento da temperatura em 2o Celsius”, disse Natalie.

“Fui convidada a fazer uma intervenção, o que consistiu em apresentar visões sobre como esse processo terá de ser embasado por aspectos de equidade e considerar amplas consultas nacionais”, completou a diretora.