Jovem dada como morta apresenta sinais vitais em momento de doar órgãos

Ela sofreu diversas fraturas e permanece internada em estado grave em Curitiba

  • catve.tv

Uma jovem de 24 anos que havia sido dada como morta apresentou sinais vitais na hora da retirada dos órgãos para doação. O caso aconteceu em um hospital de Curitiba no fim de dezembro.

Ela sofreu um acidente de trânsito e foi internada no dia 16 de dezembro, com uma grave lesão no pescoço. No dia 31, o hospital atestou a morte da jovem e a família autorizou a doação. Já na mesa de cirurgia, a vítima do acidente teve sinais vitais e os funcionários a transferiram para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a mãe da jovem, Maria das Graças, o estado da filha é bastante grave, mas estável. "Ela está reagindo aos procedimentos normais. Nós sabemos que a situação dela é crítica, mas temos esperanças de que ela se recupere", contou à reportagem da Banda B na manhã desta quinta-feira (9). A paciente está com problemas no rim e precisa fazer hemodiálise todos os dias.

A maior preocupação da mãe agora é garantir o tratamento adequado para a filha. Ela pede que, se o hospital onde ela está internada não puder fazer mais nada, que a jovem seja transferida para outro. "É importante também que as pessoas doem sangue, porque ela vai precisar de transfusão ainda hoje", completou Maria.

De acordo com o delegado Rodrigo Brown, da delegacia especializada onde a ocorrência da morte foi registrada, a família pediu o guia de necrópsia para saber o que teria causado o óbito e o próprio acidente. "Em uma segunda ocasião, o guia foi cancelado pelos familiares, o registro da morte foi retido", explicou o delegado.

As investigações do acidente seguem normalmente. A jovem continua internada em estado grave, mas estável.