Mais de 30% dos consumidores ficaram com contas atrasadas em março

  • Correio do Estado
Mais de 30% dos consumidores ficaram  com contas atrasadas em março

O percentual de consumidores que não conseguiram pagar as todas as contas em março passou dos 30%, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
 
Segundo o levantamento, três em cada dez consumidores deixaram contas em aberto do mês passado, 46% empataram as despesas e as receitas e apenas 15% tiveram sobra de dinheiro. Entre os que tiveram um saldo positivo no fim do mês, 12% pretendem poupar a sobra e 4% planejam gastar o dinheiro extra.

Segundo o Indicador de Uso de Crédito e de Propensão ao Consumo, 63% dos consumidores ouvidos disseram que têm planos de cortar os gastos este mês, sendo 23% para economizar, 18% apontaram a alta dos preços e 14% porque tiveram redução da renda ou dos ganhos. A intenção de redução do gastos afeta compras no supermercado, água, luz, telefone, transporte, roupas e lazer.

A pesquisa ouviu 800 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais nas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

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