Marçal apresenta projeto motivado por redes sociais

A proposta é incluir nas embalagens de bebidas alcoólicas imagens de acidentes de trânsito

  • Assessoria

O deputado federal Marçal Filho (PMDB), apresentou em Brasília, um projeto que prevê a obrigatoriedade de rótulos de alerta nas embalagens de bebidas alcoólicas. A ideia partiu de diversas mensagens e comentários feitos nas redes sociais em que a população cobra atitudes quanto a medidas que alertem jovens e adultos sobre o perigo da combinação de álcool e direção.

A proposta altera o Art. 4º da Lei nº 9.294 de 15 de julho de 1996, que dispõe sobre as Restrições ao Uso e à Propaganda de Produtos Fumígeros, Bebidas Alcoólicas, Medicamentos, Terapias e Defensivos Agrícolas. Seria então, obrigatória a inclusão de imagens ou figuras que mostrem graves acidentes de trânsito causados pela bebida alcoólica ao final das propagandas comerciais e nos rótulos de suas embalagens. O Ministério da Saúde será o responsável pela escolha das ilustrações.

“Os números de acidentes de trânsito com vítimas associados ao consumo de álcool é alarmante, ano a ano a quantidade de ocorrência vem aumento, chegando a quadruplicar em apenas 3 anos. Recentemente vimos o governo endurecer a chamada Lei Seca, permitindo que testemunhos de terceiros, fotos e vídeos possam comprovar a embriaguez do motorista, mas, mesmo assim, temos que continuar um trabalho de prevenção a fim de evitar novas vitimas”, explicou o parlamentar.

Os dados do Relatório Brasileiro sobre Drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas mostram que, em âmbito nacional, esse tipo de acidente subiu de 498 ocorrências em 2004 para quase 2 mil acidentes em 2007.