Marçal Filho representa o Brasil na 128ª Assembléia da União Interparlamentar, no Equador

Evento proporciona o intercâmbio político-cultural entre parlamentares de 161 países. Assembléia acontece de 21 a 27 de março em Quito

  • Alexandre Duarte

O deputado federal Marçal Filho (PMDB-MS) é um dos quatro parlamentares que representa o Brasil na 128ª Assembléia da UIP (União Interparlamentar), que acontece em Quito, capital do Equador, de 21 a 27 de março. O evento reúne mais de 1.200 parlamentares de 161 nações. O tema central desta edição é a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

O parlamentar sul-mato-grossense, juntamente o deputado federal Cláudio Cajado (DEM-BA) e os senadores Sergio Petecão (PSD-AC) e Ana Amélia (PP-RS), compõem a delegação brasileira. A programação teve início na tarde de ontem (21), às 14h, com a reunião dos representantes latino-americanos. A abertura oficial do evento será às 19h30 (horário de Brasília), desta sexta-feira (22).

De acordo com Marçal Filho, um dos maiores desafios desta edição da assembléia é encontrar soluções viáveis para os problemas econômicos que atualmente assolam as economias de diversos países, principalmente a dos mais ricos. Outra questão fundamental é buscar alternativas para o fortalecimento da democracia no mundo.

“Nos últimos anos vimos uma inversão de valores na economia mundial. Por várias décadas os países subdesenvolvidos estavam no centro do furacão em todas as crises, mas atualmente os países ricos é que deram o pontapé inicial para a maior crise econômica mundial desde a depressão norte-americana em 1929. Outro desafio para os parlamentos é conseguir instalar e manter a democracia em alguns países que ainda sofrem com as hostilidades e mazelas de uma ditadura”, complementou.

O debate principal desta 128ª edição da UIP acontecerá na manhã deste sábado (23), com início previsto para às 10h15 (horário de Brasília).