Ministério da Saúde alerta para importância da vacina contra a gripe no MS

"A vacina é segura e é a melhor arma para impedir doenças graves, internações, ou mesmo óbitos por influenza", disse o ministro

  • Assessoria

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe no Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil. Quem ainda não recebeu a dose tem agora até o dia 10 de maio para ficar protegido da gripe.

Devem ser vacinadas as pessoas com deficiência mental, problemas cardíacos ou pulmonares, obesos, pacientes que fizeram transplante de rim e mulheres com até 45 dias após o parto. Também devem tomar a vacina contra a gripe crianças de seis meses a dois anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, presos e profissionais de saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garante que a vacina é segura.

"A vacina é segura e é a melhor arma para impedir doenças graves, internações, ou mesmo óbitos por influenza. A vacina todo ano é feita com os vírus que estão circulando naquele momento. Essa é uma vacina que tem proteção máxima durante dois meses depois da vacinação. Então aproveitar a campanha de vacinação é o melhor momento para estar protegido quando a influenza aumenta de circulação do inverno."

A meta do Ministério da Saúde este ano é imunizar 32 milhões de pessoas em todo o Brasil. Até o dia 10 de maio, os postos de vacinação vão funcionar das oito da manhã às cinco da tarde.