No centro-oeste, 22% da população é analfabeta funcional, diz pesquisa nacional

Segundo o novo indicador de alfabetismo funcional, divulgado ontem, 22% da população da região norte e centro-oeste está em situação de analfabetismo funcional

  • Com informações da Assecom
Pesquisadores apontam que esse retrocesso pode ter relação com o fechamento de escolas e a precarização do ensino durante a pandemia. (|Foto Divulgação)
Pesquisadores apontam que esse retrocesso pode ter relação com o fechamento de escolas e a precarização do ensino durante a pandemia. (|Foto Divulgação)

Mesmo com indicadores melhores que os de outras regiões brasileiras, o centro-oeste e norte ainda concentra parcela significativa de pessoas com dificuldades graves de leitura, escrita e interpretação.

Segundo o novo indicador de alfabetismo funcional, divulgado ontem, 22% da população da região norte e centro-oeste está em situação de analfabetismo funcional — o que inclui os níveis “analfabeto” (6%) e “rudimentar” (16%).

Esse grupo reúne pessoas que não sabem ler e escrever ou conseguem apenas identificar palavras e números simples, sem conseguir interpretar frases curtas ou fazer operações matemáticas básicas. A média nacional é de 29% de analfabetos funcionais entre brasileiros de 15 a 64 anos.

Outro ponto de alerta é o aumento do analfabetismo funcional entre os jovens. No brasil, 16% das pessoas entre 15 e 29 anos estão nessa condição — índice que era de 14% em 2018. Os pesquisadores apontam que esse retrocesso pode ter relação com o fechamento de escolas e a precarização do ensino durante a pandemia de covid-19.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.