Saiba como se inscrever para disputar as vagas do Sisu

Podem participar do Sisu estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não tenham zerado a redação

  • Agência Brasil

As inscrições para a primeira edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada começam nesta segunda-feira.  Podem participar da disputa de 129 mil vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e que não tiraram nota zero na redação.

Os interessados deverão acessar  de  7 a 11 de janeiro o site do Sisu – http://sisu.mec.gov.br . Quer saber como se inscrever no Sisu? Confira o passo-a-passo:

1 – Login: Para ter acesso ao sistema você precisa informar o número de inscrição e senha do Enem 2012. Caso você tenha esquecido ou perdido a senha do Enem,  clique na opção “Esqueceu seu número ou senha do Enem 2012?”. Você será redirecionado para uma outra página de recuperação desses dados. Antes de começar, é muito importante que você confirme e, se for o caso, atualize seu cadastro. 

2 – Minha Inscrição: Depois de fazer o login no Sisu, você estará no módulo “Minhas inscrição”. Neste espaço você deverá selecionar até dois cursos – eles podem ser na mesma instituição ou em universidades diferentes. Essa é a página pela qual você irá acompanhar todas as informações sobre a sua inscrição.

3 – Primeira escolha: Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”. Aqui você deverá selecionar aquele curso que é a sua prioridade. Para encontrá-lo, utilize o sistema de busca de vagas. Você poderá procurar por município, instituição ou curso.

 4 –Selecionando o curso: Encontrou seu curso? Clique para conhecer os detalhes dele, como a quantidade de vagas oferecidas, o turno e o campus onde ele será ofertado.  Em seguida, clique em “Escolher este curso” para continuar.

5 – Modalidade: O próximo passo é escolher a modalidade em que você pretende concorrer. Ou seja, se você vai concorrer às vagas gerais ou àquelas que são reservadas ao sistema de cotas sociais e raciais. Para saber mais sobre a Lei de Cotas e quais públicos devem ser atendidos por ela leia aqui.

 6 – Confirmação: Depois de escolher o curso e a modalidade de concorrência, clique em “confirmar minha inscrição” para finalizar a primeira escolha. Antes, confira a documentação que será exigida pela instituição no ato da matrícula, caso você seja selecionado.

7 – Concluída!: Na tela seguinte você irá conferir a inscrição que acabou de fazer. Lembre-se que você pode alterá-la durante todo o período de inscrição – até 11 de janeiro. Você deverá repetir os passos anteriores para escolher sua segunda opção de curso. Você poderá ser selecionado para esta vaga caso não tenha nota suficiente para ser aprovado na sua primeira opção.

8 – Classificação parcial: Todos os dias, o sistema divulga as notas de corte parciais de cada curso. Elas são calculadas a partir das notas dos candidatos que se inscreveram naquele curso até o dia anterior. Nos dias 8, 9, 10 e 11 de janeiro você poderá conferir essa informação a partir das 2h. Caso avalie que não tem chance de passar no curso selecionado anteriormente, pode mudar suas opções até a data limite de 11 de janeiro.