'Acidentômetro' denuncia descaso da prefeitura e contabiliza acidentes

Painel em fachada de clínica apresenta críticas à administração municipal por não sinalizar movimentado cruzamento

Painel instalado na fachada da clínica denuncia descaso da prefeitura e número crescente de acidentes (André Bento)
Painel instalado na fachada da clínica denuncia descaso da prefeitura e número crescente de acidentes (André Bento)

Um empresário de Dourados decidiu tornar pública sua indignação com as autoridades municipais por causa da falta de sinalização viária no movimentado cruzamento em que está sua empresa. Sobre o fachada da Gastroclínica, na esquina das ruas Monte Alegre e João Rosa Góes, um enorme painel adverte para os riscos de acidentes no local e vai além: contabiliza todos os casos recentes através de um "acidentômetro" atualizado frequentemente.

“Esquina com alto índice de acidentes”, alerta a placa instalada na fachada da clínica. “Retirar árvores da cidade não resolve a etiologia do problema. Desde 2011 (registrado em cartório), solicitamos junto a Secretaria de Trânsito, semáforo nesta esquina (alto índice de acidentes), risco para população e nossos funcionários. Vamos advertir mais uma vez a Secretaria de Trânsito, se não colocarem semáforo, nós iremos ao Ministério Público Estadual”, consta na placa.

André Bento
Acidentômetro é atualizado com frequência e indica 9 casos

No rodapé, o painel apresenta um "acidentômetro" no qual nove acidentes já foram computados “após ‘obras na esquina’ (retirada das árvores)”.

Gerente da clínica, Ana Paula Rodrigues De Santi, de 31 anos, explica que essa placa foi instalada há aproximadamente três meses, logo que a Prefeitura de Dourados fez a retirada de árvores no movimentado cruzamento entre essas ruas. “Quando mandamos fazer a placa estava zerado o acidentômetro e até ela ficar pronta [duas semanas] aconteceram dois acidentes, um deles bem grave”, informou.

Muitas dessas ocorrências foram, inclusive, registradas em fotos pela equipe da clínica. O testemunho desses acidentes, alguns dos quais resultaram em carros desgovernados sobre a calçada, motivaram a instalação de uma espécie de barreira com quatro pequenos pilares de madeira, meio de evitar uma temida colisão contra a faixada da empresa.

Numa faixa instalada no mesmo local, são reforçadas as críticas pela omissão da administração municipal, e é feito o questionamento sobre o motivo dessa situação: teimosia? descaso? ou incompetência?

A reportagem tentou obter respostas para esses questionamentos com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados), Ahmad Hassan Gebara, mas não teve as ligações atendidas até a publicação desta matéria.

Mais acidentes, mais mortes

Conforme noticiado pela 94FM no dia 25 de agosto, nos primeiros seis meses de 2016 Dourados teve 1.276 acidentes registrados pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), número 13% superior aos 1.129 computados em igual período do ano anterior.

Como consequência, houve 26 vítimas fatais no trânsito douradense durante primeiro semestre deste ano. Também nesse caso foi observado crescimento, de 24%, já que de janeiro a junho de 2015 haviam ocorrido 21 mortes. Das pessoas que perderam a vida nas ruas da segunda maior cidade do Estado, 12 eram motociclistas. Outros 8 óbitos foram de ciclistas. São esses os dois grupos mais vitimados.  

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.