Agetran fará campanha educativa antes da ativação das câmeras nos semáforos

A implantação dos radares tem como objetivo conscientizar os condutores a reduzirem a velocidade no trânsito. Com isso a proposta é diminuir o número de acidentes com vítimas fatai...

Agetran fará campanha educativa antes da ativação das câmeras nos semáforos

A Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) de Dourados fará uma campanha educativa antes de começar a multar condutores nas infrações detectadas pelos radares que estão sendo instalados em semáforos na área central da cidade.

Os parelhos estão sendo instalados em três pontos na Avenida Marcelino Pires, entre a Presidente Vargas, Hayel Bon Faker e Rua José de Alencar (ao lado do shopping). Cada faixa ganha um radar, então são dez aparelhos em cada semáforo.

Os primeiros radares instalados foram na Presidente Vargas. Atualmente o serviço está sendo feito na Hayel Bon Faker e em seguida na José de Alencar. Está em estudo a possibilidade de ser instalado no cruzamento das ruas Monte Alegre com João Rosa Góes.

De acordo com o diretor da Agetran, o engenheiro civil Ahmad Hassan Gebara, o Mito, até o mês de outubro todos estarão instalados, depois vão passar por aferição, antes de começar a operar. No entanto, antes de começar a aplicar multas será feita uma campanha educativa para alertar os condutores. “Pelo menos uns 15 dias antes faremos uma campanha educativa para alertar os motoristas sobre o funcionamento dos aparelhos”, garantiu.

Saiba mais: Radares de velocidade e avançar sinal vermelho serão instalados em Dourados; saiba quais os locais

>>>> Em seis meses, Dourados registrou 26 vítimas fatais em acidente de trânsito

Os aparelhos são capazes de detectar três tipos de infração, o avanço do sinal vermelho, a parada em cima da faixa de pedestres e velocidade acima de 50 quilômetros por hora. A multa nestes três casos vai de R$ 127,00 a R$ 574,00, sendo considerada de grave a gravíssima, dependendo da velocidade utilizada pelo condutor.

Os radares são compostos por conjunto de câmeras de visão ampla e estreita, o que permite o monitoramento completo do cruzamento em que está instalado. As câmeras de visão estreita permitem identificar a placa dos veículos e as de visão ampla admitem o monitoramento de todo o local, o que oferece condições de analisar com clareza as infrações cometidas.

A implantação dos radares tem como objetivo conscientizar os condutores a reduzirem a velocidade no trânsito. Com isso a proposta é diminuir o número de acidentes com vítimas fatais em Dourados.

O excesso de velocidade é considerado pela Agetran como o principal fator para o registro de mortes no trânsito, principalmente de motociclistas, ciclistas e pedestres, mais frágeis e expostos nas ruas.

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.