Alerta para Dourados desaconselha até café e álcool por causa do tempo seco

De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a umidade relativa do ar hoje não passou dos 63% apurados às 6h43 e depois despencou para 13% às 14h11

Dourados está em alerta de grande perigo por causa da baixa umidade relativa do ar (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Dourados está em alerta de grande perigo por causa da baixa umidade relativa do ar (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Há 41 dias sem chuvas expressivas e com tempo seco comparável ao de um deserto, Dourados está em alerta de grande perigo por causa da baixa umidade relativa do ar e nem mesmo o consumo de café e bebida alcoólica é aconselhável no período.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desde final da manhã até às 17h desta quinta-feira (17) há risco de índice abaixo de 12%, o que ocasiona grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros problemas.

Esse mesmo aviso meteorológico indica que atividades físicas são nocivas em tal tempo seco e recomenda que as pessoas bebam bastante líquido, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e desaconselha o consumo de bebidas diuréticas como café e álcool.

De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a umidade relativa do ar hoje não passou dos 63% apurados às 6h43 e depois despencou para 13% às 14h11.

Por considerar que com o tempo seco “são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, foi emitido alerta de atenção por riscos à saúde humana.

Isso porque, somente acima de 30% não há riscos. Índices de 30% a 20% geram estado de atenção, de 20% a 12% estado de alerta e menor que 12% estado de emergência.

Conforme a estação agrometeorológica em atividade do município, Dourados está há 41 dias sem chuvas expressivas. A mais recente aconteceu em 10 de junho e totalizou 25.4 milímetros. Desde então, ocorreram apenas garoas com índices inferiores a 1 milímetro.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.