Antes da chuva, Dourados teve 10 raios

Desde que o ano começou, quase 11 mil descargas elétricas atingiram a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul

Imagem captada nas proximidades do Ecoville às 18h do dia 15 de agosto em Dourados (Foto: Rafael Wisley)
Imagem captada nas proximidades do Ecoville às 18h do dia 15 de agosto em Dourados (Foto: Rafael Wisley)

Mesmo antes da tímida chuva que nesta segunda-feira (25) deu fim à seca de 37 dias, Dourados foi atingida por 10 raios. É o que indicam dados do site Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG da USP (Universidade de São Paulo). Segundo esse mecanismo, todas essas descargas elétricas ocorreram no sábado (23), dia em que a cidade teve seu menor índice de umidade relativa do ar neste ano, 11%.

Durante setembro, 3.789 raios caíram em Mato Grosso do Sul. Porto Murtinho foi o município mais atingido, por 816 descargas elétricas. De acordo com o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de 2000 a 2014 o Estado teve 103 mortes causadas por descargas elétricas. É um dos maiores índices do Brasil.

Segundo o novo ranking da incidência de raios em todos os municípios brasileiros, divulgado pelo ELAT, Dourados tem densidade de descargas de 4,4433154579 por km²/ano. Em âmbito nacional, entre os 5.570 municípios brasileiros, a maior cidade sul-mato-grossense ocupa o lugar 2031. E no ranking de densidade estadual fica na 50ª posição, entre 79.

Pelos dados do site Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG, da USP, de janeiro até hoje Dourados recebeu 10.999 descargas elétricas. Somente no dia 10 de março, foram 1.313 raios, o dia com maior incidência desde que 2017 começou.

Nesta segunda-feira, quando a Embrapa Agropecuária Oeste registrou 4.4 milímetros de chuva durante 31 minutos, o que deu fim a uma seca de 37 dias, não constam registros de ocorrências de raios no mecanismo da USP.

No dia 13 de agosto, quando nove raios caíram em Dourados - de acordo com o Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG da USP -, uma dessas descargas elétricas foi captada pelo fotógrafo Rafael Wisley por volta de 18 horas, nas proximidades do Ecoville. O belo registro fotográfico feito à ocasião ilustra essa matéria.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.