Apenas duas cidades do MS tem alto desenvolvimento. Uma delas é Dourados

No estado, apenas duas cidades registraram alto grau de desenvolvimento: a capital Campo Grande e Dourados.

  • douradosagora

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) revelou em sua quinta edição, com dados de 2010, que o estado de Mato Grosso do Sul tem 68 de seus 78 municípios com desenvolvimento moderado. No estado, apenas duas cidades registraram alto grau de desenvolvimento: a capital Campo Grande e Dourados.

Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento - Emprego & Renda, Educação e Saúde - e utiliza-se de estatísticas oficiais divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Em 2012, os dados oficiais mais recentes disponíveis são de 2010, o que possibilitou uma análise detalhada das transformações sociais que marcaram o Brasil na primeira década dos anos 2000. O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas reflexo da queda de outro município. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

Cassilândia, Três Lagoas e Paranaíba: novos integrantes entre os 10 melhores desempenhos do estado

No ranking de 2010, a capital Campo Grande manteve a liderança no estado. No entanto, em relação a 2009, registrou leve variação negativa (-0,4%), principalmente em função da vertente Emprego & Renda, perdendo três posições no ranking das capitais brasileiras, ocupando a 8ª colocação em 2010. Entre os 10 maiores IFDMs sul-mato-grossenses, três foram de novos integrantes: Cassilândia, que cresceu 10,4% e subiu da 14ª para a 5ª posição; Três Lagoas, que avançou 10,5% e alcançou a 6ª posição, e Paranaíba, que, com variação de 12%, subiu 19 colocações e ocupou o 7° lugar. Todos os três municípios galgaram posições impulsionados por bons desempenhos na vertente Emprego & Renda. Cassilândia também foi influenciada pela melhora na área de Saúde.

Na outra ponta do ranking estadual, sete dos dez últimos colocados de 2009 permaneceram em 2010, apenas trocando posições: Paranhos (caiu da 69ª para 75ª colocação); Ribas do Rio Pardo (desceu da 70ª para 71ª); Miranda (caiu de 73º para 76° lugar), Porto Murtinho (subiu da 75ª para 74ª posição); Tacuru (caiu da 76ª para 77ª posição); Coronel Sapucaia (subiu da 78ª para 73ª colocação) e Japorã, que desceu uma posição e assumiu a última colocação. Dos três novos integrantes da parte inferior do ranking sul-mato-grossense, Amambai e Guia Lopes da Laguna foram impulsionados por quedas no IFDM Emprego & Renda. Já a queda de Anastácio foi direcionada pelo IFDM Saúde. Importante notar que apenas oito municípios do estado ainda não ultrapassaram a barreira dos 0,6 pontos, ou seja, apresentam desenvolvimento regular.

Em uma análise da década, entre 2000 e 2010, é importante destacar os municípios que mais avançaram em termos socioeconômicos. No topo da tabela, aparece Aparecida do Taboado, cidade que ganhou 39 colocações no ranking do estado em função de conquistas importantes em Emprego & Renda e Saúde.