Após cobranças de Marçal, prefeitura se justifica por falta de iluminação pública

Nota distribuída à imprensa pela Prefeitura de Dourados diz que não é justo pegar dois ou três exemplos de falhas neste setor para fazer críticas

Vereador Marçal Filho fez duras críticas à falta de iluminação pública em Dourados (Foto: Divulgação)
Vereador Marçal Filho fez duras críticas à falta de iluminação pública em Dourados (Foto: Divulgação)

Um dia após o vereador Marçal Filho (PSDB) usar a tribuna da Câmara Municipal para lançar a campanha “Ilumina Dourados”, baseada no grande número de queixas sobre a falta de iluminação pública na cidade, a Prefeitura de Dourados distribui nota à imprensa dizendo que não é justo pegar dois ou três exemplos de falhas neste setor para fazer críticas. 

Conforme já revelado pela 94FM, na semana passada o parlamentar fez duras cobranças à administração municipal para que os recursos pagos pelos contribuintes douradenses através do Custeio de Serviço de Iluminação Pública (Cosip), tributo embutido nas contas de energia elétrica que rende em média R$ 1,3 milhão por mês aos cofres do município, sejam revertidos em melhorias para a população.

“O recurso da Cosip só pode ser destinado para esse fim, de iluminação pública. Mas não vemos isso na cidade. A reclamação é geral e o que vem sendo feito com o tributo recolhido dos contribuintes”, questionou Marçal Filho na Câmara. (confira no vídeo abaixo


Após essas cobranças de explicações, a prefeitura divulgou nota à imprensa citando relatório do departamento de iluminação pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para justificar que em quatro meses foram trocadas 1.930 lâmpadas na cidade.

“O relatório traz que em 611 ocorrências com registro específico, foram trocadas 414 lâmpadas (3 por dia) e 197 reatores. Outros 1.516 registros foram de trocas de lâmpada sem especificidade. Além disso, são 40 emendas de fio rompido, 78 substituições de base para relê, 45 substituições para conectores e muitas outras estruturas que compõem a rede. Assim, são sanados os problemas com a falta da iluminação e a ocorrência de lâmpadas acesas fora de horário”, informou a administração municipal.

Secretário de Serviços Urbanos do município, Joaquim Soares alegou ainda que que a média de 27 ocorrências atendidas é feita por quatro equipes, que em Dourados são pelo menos 30 mil postes e que lâmpadas queimam todos os dias. “Temos atendido vários pontos todos os dias e a demanda é ainda maior, o que não é certo é algumas pessoas pegarem dois ou três exemplos, não entenderem nada do serviço e usarem de forma pejorativa, política”, argumentou.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Paulinha neves

    Paulinha neves

    Marçal pelo amor de Deus nos ajuda ,precisamos de iluminação precisamos de asfalto com urgência não aguentamos mais essa situação.
    O bairro inteiro pede socorro

  • Hely

    Hely

    Já fazem dois meses q pedi o serviço e nada (fui até a unidade reclama e la me disseram q o serviço já tinha resolvido,q já tinham trocada as lâmpadas são mais 6 queimadas (obs nunca foram la!! estão queimadas ainda).
    Tive q gerar outro protocolo

  • Paula

    Paula

    Estou desde agosto do ano passado pedindo um troca de lâmpada ae até hoje nada, porém todo mês vem a taxa na conta que não são nem um pouco baratas para não ter nem se quer uma iluminação digna,chegar em casa sempre com medo pois existem varias terenos baldios nas redondezas! UMA VERGONHA

  • jilmar

    jilmar

    Estou desde fevereiro cobrando a troca de lampada enfrente do meu imóvel e da casa da minha mae e ate agora nada, sempre tem uma desculpa, o poste enfrente do meul imóvel tem mais de um ano, e o secretario fala que é um caso e outro, e melhor o secretario verificar o serviço que é feito isso é quando e feito. Na frete da casa da minha mae tinha dois postes com a luz queimada arrumaram apenas um e o outro fica a lampamda acessa 24 horas. Que tipo de serviço é esse?

  • Erison

    Erison

    Protocolo 17786, de 15/12/2017!!! Liguei agora lá, a resposta que tive é que: ''está bastante atrasado, mas estamos sem material". Que p... é essa?? Previsão? nenhuma... Ajuda a gente Marçal!

  • Mirian

    Mirian

    Tá de graça com a cara da gente 2 ou 3 exemplo acho q esse secretário não morra aqui tem bairros quase inteiros no escuro
    Venho da faculdade 11:00 hrs da noite tem várias ruas no escuro , sem falar na semsur q não atende o telefone uma hora chama e não atende outra só da ocupado
    Morro no estrela tovy minha rua tá com os 2 postes com a lâmpada queimada viela 2 é muita sacanagem

  • Sandra

    Sandra

    Dois ou três exemplos? Tá de brincadeira?O Monumento ao Colono está totalmente no escuro.Na esquina da minha casa tem uma lâmpada que vai fazer aniversário apagada.Em toda a cidade a escuridão é absurda.Que tal fazermos uma procissão com velas para iluminar Dourados?