Após decisão da Justiça, prefeitura contrata monitores para transporte escolar na zona rural de Dourados

A falta de monitor foi denunciada no MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pela mãe de uma aluna, de 4 anos.

  • Karol Chicoski
Transporte da zona rural passa a ter monitores - Foto: divulgação/MP-MS
Transporte da zona rural passa a ter monitores - Foto: divulgação/MP-MS

A Prefeitura de Dourados passou a disponibilizar monitores para o transporte escolar na zona rural do município, após decisão da Justiça.

A falta de monitor foi denunciada no MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pela mãe de uma aluna, de 4 anos. Na época, ela relatou os riscos que as crianças corriam. Inclusive, no ano passado, pais de alunos realizaram protestos para chamar a atenção do poder público. Conforme os genitores, é impossível o motorista do ônibus dirigir e cuidar das crianças ao mesmo tempo.  

Segundo o MP, a 17ª Promotoria da comarca de Dourados, por meio dos promotores de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol e Ricardo Rotunno, decidiu que a empresa GWA Transporte, terceirizada pela administração municipal para realizar o transporte de alunos para as escolas na região rural, ficou responsável em levar crianças e adolescentes em ônibus com capacidade entre 15 e 40 lugares, o que mostrou a necessidade de ter um funcionário com a responsabilidade de cuidar desses alunos até o destino final. 

O Ministério Público ressaltou que a própria lei do município exige a presença de monitor no transporte escolar da empresa terceirizada, porém, a prefeitura havia ignorado a norma, deixando as crianças sem monitores.

Durante inspeção realizada pelo promotor Luiz Gustavo Camacho Terçariol na GWA no último dia 4 de fevereiro, foi possível verificar a frota de ônibus ofertada e a disponibilização de monitores.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    Boa tarde, João Paulo!!
    É muito bom os comentários, pois não sabíamos disso!!!
    Contratar e não pagar é bem a cara da Prefeita de Dourados mesmo!!
    Manda a sua irmã procurar os direitos dela, pois se a prefeita ganha sem fazer nada a sua irmã tem direito de receber, sim!!!

  • João Paulo

    João Paulo

    O problema não é colocar munitores...
    O problema q a prefeitura nao paga os salários em dias... minha irmã trabalho de munitora e ficou sem receber...mas ñ quis entrar com ação contra a prefeitura... acorda justiça de dourados vamos acordar.... essa prefeitura esta sucateada, detonada.. só se ve matagal nos canteiros e praças... e buracos... se existe alguma verba esta no bolso de alguém, porq no caixa da prefeitura .... apenas contas...é a sugunda maior cidade do estado, e a primeira em problemas de administração, se continuar assim vai virar uma Detrot, como nos EUA...

  • Claudia

    Claudia

    Desculpa a reportagem não tem nada haver com as vans escolares, mas eu fiquei preocupada com que eu vi, pois eles também não tem monitores, tudo é o motorista!! Fica uma dica para a fiscalização!!

  • Claudia

    Claudia

    Gente e as Vans escolares de Dourados, também tem que ter monitores???
    Fui buscar meu filho na escola e fiquei prestando atenção. As Vans param no meio da pista, pois não tem estacionamento vago, ai desce o motorista e entra dentro da escola e sai com a criança! A van fica com os pisca alerta ligado, os vidro são escuros, não da pra ter ideia de quantas crianças tem e outra o motorista abre a porta a criança entra e nem ai se ponhou cinto!!! Eu fiquei preocupada,pois os motoristas que pegam a crianças!!! E pior são particulares!!! As crianças vão sozinhas, se acontece algo o motorista não tem como dar atenção,pois tem outras escolas para passar, e ai????