Após protestos, Idenor é vaiado ao chamar funcionários da educação de ‘deseducadores’

Durante a sessão da câmara, manifestantes exibiram diversos cartazes reclamando das mazelas da educação municipal em Dourados

  • Alexandre Duarte

O presidente da Câmara de Dourados, o vereador Idenor Machado (DEM), foi vaiado após chamar os funcionários da Secretaria de Educação de ‘deseducadores’. Durante a sessão desta terça-feira (26), manifestantes exibiram no plenário diversos cartazes, com dizeres contra a atual política da prefeitura para com o setor da educação. Entre as reclamações, está a falta de professores nas salas de tecnologia e o fim do PAE (Programa de Acompanhamento Escolar).

Além do adjetivo de ‘deseducadores’, Idenor Machado ainda ameaçou retirar os manifestantes da casa, alegando que o grupo não estava respeitando a casa com os protestos. Outro vereador que aparentemente se sentiu ferido com os cartazes foi Madson Roberto (DEM), que julgou os dizeres excessivamente ofensivos e desnecessários.

Outro cartaz que chamou a atenção foi o que diz ‘prefeito não tem compromisso com a educação’. Já manifestantes mais ousados pediam o ‘fim da ditadura’ na administração do prefeito Murilo Zauith.

Segundo a presidência do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), outra queixa da classe é dos funcionários do setor administrativo das escolas municipais. Até o final de 2012 a classe tinha uma carga horária de seis horas diárias, porém, recentemente o prefeito determinou que estes funcionários passassem a trabalhar oito horas por dia. A mudança gerou problemas na organização da vida dos funcionários, alguns alegam que terão que parar de estudar para poder cumprir a nova carga.

Veja fotos dos manifestantes: