Após sopa paraguaia, tereré e pucheiro, Dourados cria homenagem para vizinhos

Leis aprovadas na Câmara de Vereadores destacam valor para aspectos culturais típicos do povo paraguaio

Associação da Colônia Paraguaia em Dourados celebra cultura do país (Foto: Franz Mendes/ReproduçãoFacebook)
Associação da Colônia Paraguaia em Dourados celebra cultura do país (Foto: Franz Mendes/ReproduçãoFacebook)

A presença forte e interativa do povo paraguaio em Dourados faz com que as culturas vizinhas tenham traços comuns. Depois de tornar patrimônio cultural imaterial do município comidas típicas como a sopa paraguaia e o pucheiro, além da tradicional bebida tereré, a Câmara de Vereadores agora instituiu um diploma destinado a homenagear personalidades do outro país.

Publicado na edição desta sexta-feira (18) do Diário Oficial do Município, o Decreto Legislativo nº 955, de 24 de julho de 2017, assinado pela vereadora Daniela Weiler Wagner Hall (PSD), presidente da Casa de Leis, "Institui Diploma Jopará (Yopara) às personalidades do Povo Paraguaio no Município de Dourados."

O artigo 1º estabelece que "a Câmara Municipal de Dourados fica autorizada a outorgar o Diploma Jopará às pessoas de notório saber, ou atividade de relevância social, política, econômica, religiosa, que resida em nosso município oriundo nato e descendente dos povos paraguaios".

"No Diploma deverá conter o Brasão do Município, e no centro da comenda uma foto da Praça Paraguaia em marca d'água", detalha o artigo 2º.

Com data de 24 de julho, essa publicação estabelece que o Decreto Legislativo "será regulamentado, se necessário, por Ato da Presidência desta Casa de Leis, e entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário".

Comidas típicas tornaram-se patrimônio cultural imaterial de Dourados (Foto: Reprodução)
Comidas típicas tornaram-se patrimônio cultural imaterial de Dourados (Foto: Reprodução)
Também neste ano, outras três iniciativas que partiram da Câmara de Vereadores tiveram como objetivo homenagear aspectos culturais tipicamente paraguaios.

Do vereador Cirilo Ramão (PMDB) veio a proposta de contemplar pucheiro e sopa paraguaia na legislação municipal. Ambas as leis, 4.111, de 18 de julho de 2017 e 4.112, de 18 de julho de 2017, foram sancionadas pela prefeita Délia Razuk (PR) na edição do dia 25 de julho do Diário Oficial do Município. O tereré virou lei meses antes, por proposição do também parlamentar Alan Guedes (DEM).

No âmbito estadual, a Lei 2.335, aprovada em 2001 na AL-MS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), instituiu no calendário oficial do Estado a data de 14 de maio como o Dia do Povo Paraguaio.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.