Ata de assembleia polêmica no Douradão aponta aprovação unânime de procurador

Documento publicado pelo Ministério Público revela que procurador Sérgio Harfouche teve aprovação unânime entre pais e mães douradenses

procurador de Justiça Sérgio Fernando Raimundo Harfouche teve aprovação unânime em Dourados, segundo ata da au... ()
procurador de Justiça Sérgio Fernando Raimundo Harfouche teve aprovação unânime em Dourados, segundo ata da au... ()

Publicada na edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial do MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), a ata da polêmica audiência pública com pais e mães de alunos da rede municipal de ensino em Dourados realizada no dia 25 de maio no Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, indica que tudo o que foi proposto pelo procurador de Justiça Sérgio Fernando Raimundo Harfouche em uma assembleia repentina teve aprovação unânime entre os presentes.

O evento repercutiu nacionalmente por questões que motivaram críticas entre juristas de Mato Grosso do Sul. Em primeiro lugar, foi questionada a forma de convocação dos pais e responsáveis dos alunos, que receberam ameaça de multa caso não comparecessem. Outro ponto polêmico foi a manifestação religiosa feita pelo palestrante ao final do encontro.

Pela ata publicada hoje, mais de 40 dias após a audiência pública, o MPE considera que tudo aquilo ocorrido no Douradão teve unânime aprovação entre os presentes. O documento diz que não houve quem manifestasse contrariedade com a forma de convocação (e não convite) dos pais ou mesmo o uso do espaço para manifestação religiosa do procurador.

“O Procurador propôs aos pais presentes que seja aberta nesse momento uma Assembleia e que as decisões tomadas se tornem um documento efetivo para seguir na Rede Municipal de Ensino. A população concordou de maneira unânime. Também foi proposto que a partir de agora os pais não sejam mais convidados e sim convocados. A plateia concordou de forma unânime”, consta na ata.

Destinada à apresentação do ProCEVE (Programa de Conciliação para prevenir a Evasão e a Violência Escolar), criado pelo procurador Sérgio Harfouche, a audiência pública reuniu milhares de pais, mães e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino, que tem aproximadamente 28 mil estudantes matriculados. “Devido à presença muito grandiosa de pais e responsáveis, antes do início do evento foi liberada a entrada para os pais que quisessem assistir à palestra no gramado”, revela o documento.

“Harfouche questionou a plateia se concordam que assuntos de escola devem ser resolvidos na escola ou na delegacia e os pais presentes disseram que preferem que os assuntos referentes à escola devem ser resolvidos na escola. O Procurador questionou se a plateia concorda que se insira no Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino a Reparação de Danos por parte dos alunos que cometam algum ato infracional. A plateia respondeu que sim”, segue a ata.

“Foi decidido ainda pela assembleia que os filhos devem honrar pai e mãe. Foi decidido ainda que essa assembleia repudia a identidade de gênero nas escolas, pois o papel da escola é ensinar, quem cria os filhos são os pais. Também foi enfatizado que o professor deve dar aula e não cuidar da criação dos alunos. A assembleia decidiu que é contra a legalização da maconha. Foi decidido também pela assembleia que sejam suspensos os benefícios sociais dos pais que não atenderem a convocação dos diretores”, menciona o documento.

Assinada pelo servidor do MPE Paulo César Gonçalves e pela promotora de Justiça da Infância e Juventude do Município de Dourados, Fabrícia Barbosa Lima, além do Coordenador Regional de Educação Nei Elias Coinethe de Oliveira, a ata aponta que “também foi aprovado pela plateia que haja toque de recolher em Dourados e que os pais é que devem buscar os filhos no lugar em que eles estiverem em horários destoantes com a idade do adolescente”.

Ainda conforme a ata da audiência pública, “a assembleia autorizou o Procurador a falar de Deus durante o evento. Diante disso, Sérgio Harfouche encerrou sua fala e sua palestra solicitando aos pais que continuem amando e abençoando seus filhos, bem como cuidando e impondo limites aos mesmos”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.