Base da prefeita na Câmara aprova por maioria revisão do PCCR dos servidores

Projeto de Lei Complementar enviado pela prefeita Délia Razuk (PR) na quinta-feira ao Legislativo passou por primeira votação nesta segunda-feira

Projeto da prefeitura para rever PCCR do funcionalismo foi aprovado em primeira votação na Câmara de Dourados (Foto: Thiago Morais/Divulgação)
Projeto da prefeitura para rever PCCR do funcionalismo foi aprovado em primeira votação na Câmara de Dourados (Foto: Thiago Morais/Divulgação)

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (5), por maioria dos votos, a revisão do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) do funcionalismo público municipal proposta pela Prefeitura de Dourados. Agora, o projeto de lei complementar assinado pela prefeita Délia Razuk (PR) ainda precisa passar por segunda votação, que deve ocorrer já na próxima semana. 

Em uma sessão marcada por protestos de servidores públicos municipais contrários à medida, a base de apoio a prefeitura no Legislativo garantiu 13 votos favoráveis. Foram eles: Braz Melo (PSC), Bebeto (PR), Carlito do Gás (PEN), Cirilo Ramão (PMDB), Cido Medeiros (DEM), Idenor Machado (PSDB), Jânio Miguel (PR), Juarez Oliveira (PMDB), Júnior Rodrigues (PR), Pedro Pepa (DEM), Romualdo Ramin (PDT), Sérgio Nogueira (PSDB) e Silas Zanata (PPS).

Em contraponto, Alan Guedes (DEM), Daniela Hall (PSD), Elias Ishy (PT), Marçal Filho (PSDB), Madson Valente (DEM), e Olavo Sul (PEN) votaram contra o projeto de lei complementar enviado pela prefeitura.

Conforme o projeto enviado pelo Executivo na quinta-feira (1) à Câmara, a gratificação por qualificação profissional fica estabelecida a no máximo 15% dos vencimentos base de cada servidor, ou seja, 5% a cada título apresentado. Trata-se de um acréscimo pago sempre que o funcionário público efetivo (concursado) adquire educação formal superior à exigida para o cargo de que é titular.

“É preciso considerar que a elevação do grau de instrução também atenda ao interesse da administração pública. Nessa orientação, e observada a implantação da Lei Complementar nº 310 de 29 de março de 2016 e os demais planos de cargos e carreiras, necessárias se mostram algumas modificações para tornar os planos mais coerentes com a política remuneratória, e bem assim o interesse público”, justifica a prefeitura.

Outra alteração proposta pela administração municipal diz respeito à gratificação prevista nos incisos X e XI do artigo 62 da Lei Complementar nº 310/16, “tornando-a passível de regulamentação por decreto, para ajustes de valores, que ora são praticados”.

“Na mesma lei, ainda se propõe adequação do inciso XI do art. 9 para corrigir o conceito de remuneração, retirando do somatório desse as verbas indenizatórias ou acessórias, posto que dada a natureza destas, que sequer são tributadas na folha de pagamento, pois traduzem ressarcimento, a lei apresenta um equívoco de integrá-las como remuneração, que não são”, acrescenta a proposta.

Há também menção à necessidade de alterar a qualificação exigida para o cargo de Gestor de Educação e Segurança no Trânsito, que passa a ser formação em “Pedagogia ou Psicologia, outras licenciaturas, com especialização e educação para o trânsito”, além de excluir a exigência obrigatória do desconto da contribuição sindical dos trabalhadores, bem como o recolhimento compulsório para entidades laborais”.

Por fim, o Executivo cita que promoverá alterações nas gratificações de chefias da Procuradoria do Município, servidores que recebem adicionais de 30% (procurador-geral adjunto) a 70% (procurador-geral) nos vencimentos base.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Carlos

    Carlos

    Acho que estão reclamando demais, pois por parte do funcionário não cumpre com suas obrigações e querem mais direitos....#terceirização JÁ! !!!

  • José Antunes

    José Antunes

    Não votei em nenhum desses vereadores %*!$&*9@#. Estava na cara que aprovariam o projeto. Bom mesmo é para quem estava na comissão do PCCR em 2016, se beneficiou em todos os sentidos e agora trabalhava para que fosse revogado o direito para os demais servidores, principalmente aos menos favorecidos. Como exemplo a excelentíssima senhora Procuradora Geral do Município, a Presidente do SIMSEND, o controlador do município, entre outros....
    Para esses a justiça divina! Que consigam colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilos!

    #paz

  • rodrigo

    rodrigo

    Concordo com vc Alex, esses ai + a nossa excelentíssima Prefeita, não devem nunca mais nem ganhar pra Presidente de Bairro, são um bando de ******* que sugam o pouco que a População tem direito, agem de má fé com os menos favorecidos, fazem pouco caso com anos de luta dos servidores, nossa cidade esta pior que chernobyl, cheia de buracos, sujeira, contaminada pelo descaso , não temos saúde, educação, tudo nos esta sendo tirado por esses mesmos povinhos ai, e daqui a uns anos, vão ter a cara de PAU de pedir votos... lembrem-se deles....

  • Edu

    Edu

    POR ISSO QUE NÃO PODE REELEGER NINGUÉM. Povo besta vai votar em Braz Melo, Fulano do Gás , Cicrano do Açougue , só dá nisso. kkkk

  • Adriano

    Adriano

    Só pra lembrar vocês Sr Cupinchas da Prefeita, que a População não é mais tão ingênua como antes, que o nome de vocês, vai ficar marcado na agenda de todo Douradense, e daqui 2 anos, quando tiverem a Cara de Pau de bater em nossas Portas e Pedir voto, vão ouvir algumas verdades... TUDO O QUE VAI, VOLTA.

    Braz Melo (PSC)
    Bebeto (PR)
    Carlito do Gás (PEN)
    Cirilo Ramão (PMDB)
    Cido Medeiros (DEM)
    Idenor Machado (PSDB)
    Jânio Miguel (PR)
    Juarez Oliveira (PMDB)
    Júnior Rodrigues (PR)
    Pedro Pepa (DEM)
    Romualdo Ramin (PDT)
    Sérgio Nogueira (PSDB)
    Silas Zanata (PPS).

  • Erotildes

    Erotildes

    Essa Lei Complementar 310/2016, foi a primeira na vida do servidor público municipal que deu ênfase a cada um correr para se aperfeiçoar, pois ela nos deu a única oportunidade de melhorar não só o nosso desempenho mas também a nossa tão defasada remuneração, "do setor administrativo." Infelizmente por questões sabe se lá qual o motivo estão tirando parte das nossas conquistas. E não podemos e nem sabemos como impedir. Fica aqui o meu abraço fraterno aos vereadores que se colocaram a nosso favor. E aqueles que foram contra deixo nas Mãos do Criador para que eles possam entender a consequência dos seus votos.

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Concordo com vc Alex, esses ai + a nossa excelentíssima Prefeita, não devem nunca mais nem ganhar pra Presidente de Bairro, são um bando de calhordas que sugam o pouco que a População tem direito, agem de má fé com os menos favorecidos, fazem pouco caso com anos de luta dos servidores, nossa cidade esta pior que chernobyl, cheia de buracos, sujeira, contaminada pelo descaso , não temos saúde, educação, tudo nos esta sendo tirado por esses mesmos povinhos ai, e daqui a uns anos, vão ter a cara de PAU de pedir votos... lembrem-se deles....

  • viviane

    viviane

    palmas para os que aprovaram..... TUDO TEM QUE TER LIMITE, inclusive progressões.. parabens aos vereadores que colocaram a mão na consciência e pensaram não apenas no mandato de hoje, e sim no futuro da CIDADE!!!!! não tirou o direito de ninguém... PELO CONTRARIO APENAS COLOCOU LIMITE, um teto maximo para progredir!!! conheço varios funcionarios publicos que fazem 4 pós graduação em 6 meses nessas faculdades online só pra ter progressão.. se quer é na área que foi aprovado em concurso.. ACHO TOTALMENTE JUSTO as alterações realizadas... AOS vereadores QUE NÃO APROVARAM revejam as alterações e votem favoráveis na próxima votação!!!

  • Crislaine Ávila

    Crislaine Ávila

    Esses vereadores são um bando de comprados, legislão em causa própria...QUE DECEPÇÃO!!!

  • Alex

    Alex

    Favor marcar o nome desses 13 aí galera...marca no celular pra não esquecer...não tem volta...

  • Santos

    Santos

    Sabia que seria aprovado. Para tirar direitos do trabalhador é mais fácil do que mecher em cargos DGA. Mas não tem problema não 4 anos passa rápido.

  • Ivanir

    Ivanir

    Um absurdo!!! Falta de respeito com o trabalhador. Esse PCCR é resultado de anos e anos de luta, agora quer mexer assim, sem discutir com sindicatos de forma totalmente autoritária!!! É a volta da ditadura e da tomada de direitos na nossa cidade também. Por que ela não retira o aumento de 2500,00 que deu pra cada vereador aumentando em 50 mil reais a Folha de pagamento, isso ninguém fala nada.