Base governista salva Cirilo da cassação

Para que o parlamentar fosse cassado na sessão de hoje, eram necessários 13 votos favoráveis, mas seis vereadores foram contra a perda do mandato e votaram pelo arquivamento da denúncia

Pastor Cirilo Ramão está afastado do cargo de vereador em Dourados (Foto: André Bento)
Pastor Cirilo Ramão está afastado do cargo de vereador em Dourados (Foto: André Bento)

Vereadores da base governista impediram que o vereador Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Pastor Cirilo (MDB), tivesse o mandato cassado durante sessão especial de julgamento realizada nesta quarta-feira (15). Afastado do cargo desde dezembro de 2018, após ser preso acusado de corrupção, o parlamentar foi julgado pelo plenário da Câmara de Dourados por suposta quebra de decoro parlamentar, mas teve a denúncia contra si arquivada.

Nessa sessão, para que houvesse a cassação do mandato eram necessários 13 votos - entre 18 legisladores aptos a votar - favoráveis à procedência da denúncia. Apenas Marcelo Mourão (PRP), suplente direto do investigado, não pode participar da votação.

Submetida ao Plenário do Palácio Jaguaribe, a denúncia acabou rejeitada por seis vereadores, que acataram o relatório final da comissão processante presidida por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PR), com Junior Rodrigues (PR) na relatoria e Silas Zanata (PPS) de membro, que pedia a absolvição.

Votaram pela improcedência da denúncia e contra a cassação de Cirilo os vereadores Junior Rodrigues (PR), Carlito do Gás (Patriotas), Jânio Miguel (PR), Juarez de Oliveira (MDB), Bebeto (PR), e Maurício Lemes (PSB). Todos integram a base governista, que garante apoio à prefeita Délia Razuk (PR) na Casa de Leis.

Favoráveis à cassação, votaram Alan Guedes (DEM), Elias Ishy (PT), Sérgio Nogueira (PSDB), Daniela Hall (PSD), Lia Nogueira (PR), Olavo Sul (PEN), Madson Valente (DEM), Silas Zanata (PPS), Cido Medeiros (DEM), Romualdo Ramin (PDT), Marinisa Mizoguchi (PSB), e Toninho Cruz (PSB).

Pastor Cirilo foi preso em 5 de dezembro de 2018 durante a Operação Cifra Negra, deflagrada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) para combater um suposto esquema de fraudes em licitações na Câmara de Durados. No dia 12 daquele mês acabou afastado do cargo por determinação judicial.

O mesmo parecer foi exarado pela comissão processante que analisou o caso de Pedro Pepa, com Carlito do Gás (PATRIOTA) na presidência, Jânio Miguel (PR) relator, e Olavo Sul (PATRIOTA) membro. Nesse caso, porém, Olavo Sul votou contra os colegas que pediram a absolvição de Pepa, mas foi voto vencido pela maioria (2 a 1)



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Letal

    Letal

    Nesses casos não precisaria nem de votação na câmara. Oooh Brasil! O duro q na próxima eleição o povo elege essa raça novamente.

  • #INDIGNADA

    #INDIGNADA

    Vamos guardar bem esta data e o nome dos que votaram a favor da corrupção.Vamos aprender a votar, nosso protesto vai ser nas urnas nos AGUARDEM...

  • VANDERLEI DE JESUS ALVES

    VANDERLEI DE JESUS ALVES

    Mais do que Justo! O tanto que esse vereador já fez por Dourados! Seria injustiça tirar o mandato dele. Nas próximas eleições vamos votar nele denovo. E no bando de canalha que o livrou também. É um time completo, Prefeitura e vereadores. NÓS SOMOS FELIZES!

  • SILVIO

    SILVIO

    BEBETO Q VERGONHA HEM ,,,,,,,,, PQ SERÁ Q ELES ABSOLVERAM O CIRILO

  • Paulo

    Paulo

    Calma população Douradense, pra ele voltar pro cargo de vereador a justiça tem que liberar. E isso não vai acontecer. Fiquem tranquilos.

  • Jonny

    Jonny

    Infelizmente, a vontade da população nuca foi prioridade na camara de vereadores, é cada um pensando em si próprio, nem precisa esperar dos outros, vão ser absorvido pelos seis cúmplices ai.

  • Junior

    Junior

    Que vergonha os nomes citados a cima são para dourados. Aí só falta salvarem o Pedro Pepa hoje pra ficar comprovado que vocês só vota em coisas que beneficiam vcs cambada de sem vergonha.

  • DIEGO

    DIEGO

    E pensar que votei nesse Mauricio que c a g a d a.... Vcs sao a vergonha do povo douradense.....

  • toninho

    toninho

    A BASE ALIADA A PREFEITA NO DIA DE HONTEN DÃO O DIPLOMA DE DOUTORADO AO VEREADOR CIRILO A MAFIA DEVE CONTINUAR.

  • INSTRUTOR

    INSTRUTOR

    Mais uma vez nos vemos numa situação vergonhosa e de uma total falta de respeito a toda a população douradense.
    Não vamos esquecer desses nomes ai citado na reportagem, ano que vem eles estao batendo na nossa porta pedindo nosso voto.
    #douradosvergonhanacional.

  • Monalisa

    Monalisa

    Não vamos esqc,nunca o nome desse SENHORES,que votarom contra Dourados