Biometria não será obrigatória nas eleições de 2018 em Dourados

Mas é importante que o eleitor regularize a situação com o título, caso tenha alguma pendência.

  • Karol Chicoski
Biometria não será obrigatória nas eleições de 2018 em Dourados (Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil)
(Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil)

A biometria não será obrigatória nas eleições do ano que vem em Dourados. Por enquanto, apenas Campo Grande usará o cadastro biométrico em 2018 em Mato Grosso do Sul. Porém, de acordo com o cartório eleitoral, é importante que o eleitor regularize a situação com o título, caso tenha alguma pendência, e faça o cadastro da biometria o quanto antes para evitar filas para o próximo ano. 

Notícia falsa

O Tribunal Superior Eleitoral comunicou ainda que a mensagem que circula nas redes sociais dizendo que se a pessoa perder o prazo para fazer o cadastramento da biometria terá que pagar uma multa de R$ 150,00, não é verdadeira.

Identificação biométrica

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, a identificação biométrica é uma tecnologia que conferirá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. O TRE informa que a medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Cadastro

Para realizar o cadastramento biométrico o eleitor deverá apresentar cópias e originais de algum documento de identificação com foto e comprovante de residência. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

Em Dourados, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Rua Montese, 435, no bairro Jardim Londrina.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.