Buraco que provocou acidente dia 11 segue aberto e moradores cobram a prefeitura

Administração municipal não consegue resolver o problema pelo menos desde 2012, conforme apurado pela 94 FM

Enorme buraco toma conta de toda a rua no Jardim Colibri (94 FM)
Enorme buraco toma conta de toda a rua no Jardim Colibri (94 FM)

Um enorme buraco que toma conta de trecho da Rua das Mangueiras, no Jardim Colibri, segue sem qualquer reparo por parte do poder público mesmo após ter provocado acidente de trânsito no dia 11 deste mês. À ocasião um comerciente teve danos materiais ao cair com o carro numa vala encomberta por água num dia de chuva. No início desta semana novas imagens do local foram encaminhadas à 94 FM por moradoras do bairro, que cobram atenção da Prefeitura de Dourados para solucionar o problema.

Principal via de acesso rápido do Jardim Colibri para quem recorre à Rua Coronel Ponciano em direção ao centro da cidade, a Rua das Mangueiras praticamente desapareceu no cruzamento com a Rua das Laranjeiras. O serviço de tapa-buracos feito recentemente pela administração municipal virou farelo. Ainda é possível ver que o piche foi lançado há pouco tempo no buraco, mas pouco dele sobrou após as chuvas que caíram sobre a cidade no início do mês.

As fotos foram encaminhadas à 94 FM por duas leitoras através do WhatsApp 9972-9494, do canal Você na Redação, meio pelo qual leitores e ouvintes podem enviar fotos, vídeos e informações que considerem importantes para divulgação em alerta ao poder público. Junto das imagens vieram cobranças direcionadas à prefeitura. “Pedimos atenção especial para nós da Rua das Mangueiras com a Rua das Laranjeiras, no Jardim Colibri”, disse uma das moradoras. A outra informa ainda que “quando a água seca fica um buraco enorme”. “Isso é um descaso”, desabafa.

Reprodução/Facebook
Resposta dada pelo prefeito

E esse incomodo não é recente. No dia 15, quinta-feira da semana passada, a 94 FM divulgou o desabafo do comerciante Sidney Gonçalves, que sofreu acidente neste mesmo trecho da Rua das Mangueiras no dia 11 deste mês. Nessa ocasião o veículo recém-comprado por ele sofreu avarias que causaram prejuízo financeiro. Por sorte ninguém ficou ferido

Pelo menos desde essa ocorrência a prefeitura não pode alegar desconhecer a existência do enorme buraco, já que o comerciante entrou em contato com o perfil do prefeito Murilo Zauith (PSB) no Facebook. Como resposta do gestor municipal, no dia 13 passado ele recebeu a informação de que o caso já havia sido repassado ao secretário responsável pelo tapa-buracos no município. 

Pelas fotos encaminhadas nesta segunda-feira (19), contudo, pode-se perceber que nada foi feito pelo prefeito ou pelo secretário municipal que o mesmo disse ter acionado para resolver o problema.

Para piorar, a 94 FM apurou que o problema neste trecho da Rua das Mangueiras atormenta os moradores desde o início do ano passado. No dia 17 de fevereiro de 2014 uma manifestação interditou a via justamente em protesto contra existência desse mesmo buraco. Moradores utilizaram galhos e pedaços de pau para cercar o enorme buraco e impedir o trânsito, o que já era difícil mesmo sem a colocação das barreiras improvisadas pelos manifestantes.

Reprodução
Protesto realizado em 2014 por moradores cobrava ação da prefeitura no mesmo trecho da rua

No dia 25 de setembro do ano passado a prefeitura chegou a divulgar que todas as ruas não pavimentadas do Jardim Colibri seriam asfaltadas. Não era o caso da Rua das Mangueiras. Mas um registro feito em junho de 2012 pelo Google Street View mostrava que a esquina com a Rua das Laranjeiras já apresentava sinais de remendos mal feitos pelo poder público.

Reprodução/Street View
Em junho de 2012 trecho da Rua das Mangueiras já apresentava sinais de tapa-buracos
Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.