Cadastramento biométrico não é obrigatório para eleitores de Dourados

Em Mato Grosso do Sul, somente estão obrigados à revisão os eleitores com título de Campo Grande.

  • Karol Chicoski
O cadastramento da biometria dos eleitores está disponível no município, porém é realizada de forma opcional (Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil)
O cadastramento da biometria dos eleitores está disponível no município, porém é realizada de forma opcional (Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil)

Muitos douradenses têm procurado o cartório eleitoral para fazer o cadastro da biometria, com medo de pagar multa se não realizar a identificação. Diante da grande procura,as 18ª e a 43ª zonas eleitorais de Dourados informaram para a reportagem da 94FM que para as eleições de 2018, não será obrigatório comparecer aos cartórios eleitorais para a realização da identificação biométrica, muito menos pagar multa, já que ainda não existe a obrigação do cadastro, nem um prazo para que o procedimento seja realizado. 

A Justiça Eleitoral explicou ainda que o cadastramento da biometria dos eleitores está disponível no município, porém é realizada de forma opcional.

Para transferências, novos títulos, alterações de dados cadastrais, os eleitores poderão comparecer ao cartório eleitoral até o dia 05 de maio de 2018, levando originais e cópias de um documento oficial com foto e comprovante de residência.

Foi informado ainda que em Mato Grosso do Sul, somente estão obrigados à revisão os eleitores com título de Campo Grande. Estes devem procurar o cartório mais próximo para informações adicionais.

Para maiores informações, entrar em contato através dos telefones 3422-1656 (18ª ZE) e 3421-0000 (43ª ZE)."

Identificação biométrica

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, a identificação biométrica é uma tecnologia que conferirá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. O TRE informa que a medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.