Câmara absolve Denize Portolann

Vereadora foi submetida a julgamento pelo Plenário da Casa de Leis e escapou de perder os direitos políticos porque não houve 13 votos necessários para cassação

Denize Portolann foi absolvida da acusação de quebra do decoro parlamentar (Foto: Divulgação)
Denize Portolann foi absolvida da acusação de quebra do decoro parlamentar (Foto: Divulgação)

A Câmara de Dourados absolveu a vereadora Denize Portolann de Moura Martins (PL) da acusação de quebra do decoro parlamentar. Afastada do cargo desde dezembro de 2018 após ser presa acusada de corrupção, ela foi submetida a julgamento pelo Plenário da Casa de Leis e escapou de perder os direitos políticos porque não houve 13 votos necessários para cassação. Com isso, a denúncia foi arquivada. 

Iniciada às 13h desta sexta-feira (28), a sessão especial de julgamento teve resultado diferente da anterior, que em 7 de maio cassou a vereadora. Ex-secretária municipal de Educação, Denize foi alvo da Operação Pregão, deflagrada no dia 31 de outubro passado pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) contra um suposto esquema de fraudes licitatórias na Prefeitura de Dourados.

Apesar da cassação ocorrida no mês passado, a Câmara de Dourados anulou aquela sessão em atendimento à recomendação expedida pelo MPE. Com isso, reagendou para hoje o julgamento, dessa vez com possibilidade de voto da suplente direta da investigada.

No julgamento desta sexta-feira, 10 vereadores votaram favoráveis à cassação e 8 pelo arquivamento da denúncia. Também foi registrada uma ausência.

Conforme o advogado Alexsander Niedack Alves, que fez a defesa de Denize, a vereadora só não poderá retomar o cargo imediatamente porque a decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que derrubou o afastamento anterior ainda não foi comunicada formalmente à Comarca de Dourados.  

Ainda nesta semana, a Câmara julgaria vereadores presos em outra operação, a Cifra Negra, que apontou suposto esquema criminoso no próprio Legislativo. Contudo, decisões judiciais suspenderam as sessões especiais de julgamento de Idenor Machado (PSDB), Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Pastor Cirilo (MDB), e Pedro Alves de Lima, o Pedro Pepa (DEM).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Fernando Bernardi

    Fernando Bernardi

    Retrato do lixo cada vez maior que se acumula na Câmara de Dourados, é o resultado dos trouxas que se vendem por um tanque de gasolina, agora aguenta......

  • andre

    andre

    alguem tem alguma duvida do que vai acontecer os demais......isso é uma vergonha para DOURADOS........

  • INSTRUTOR

    INSTRUTOR

    Não sei o que é pior, deixar quem esta no lugar dessa vereadora ai ou deixar a mesma voltar.
    Que novela mexicana, agora ela volta a ocupar a plenaria como se nada tivesse acontecido.
    Agora não achem voces que vai ser diferente com os outros, ou seja, no final todos serão absolvidos pois todos fazem parte da mesma "MATILHA" e tambem sairam impunes.
    Onde nossa cidade vai chegar, com vereadores corruptos, a cidade continua abandonada, e ano que vem já esta logo ai com esses mesmos nomes e com a mesma cara de pau que eles tem de pedir nosso voto.
    População, vamos acordar senão fica difícil querer cobrar depois.

  • Rita

    Rita

    Não tinha dúvida que todos voltariam pra Câmara,e o povo tem que conviver com esses jogos políticos, ja vi que não adianta manifestações, indignação e nada,são os políticos que decidem tudo mesmo,afssss,que nojo dessas leis

  • Ricardo Gomes

    Ricardo Gomes

    Que vergonha! Que vergonha! A política em Dourados é uma chacota nacional. Como podem fazer isso com a população? #indignação

  • Indiginado

    Indiginado

    Infelizmente esta política não vai acabar.Por favor ex vereadora nunca mais volte para Política no nosso município tenho vergonha de ser eleitor de uma cidade tão maravilhosa que não merece os Políticos que tem.