Captura de onça encontrada em Dourados pode ter apoio da PMA da capital (assista)

Animal foi flagrado por morador da Vila Rosa nos galhos de uma árvore na Rua Santos Dumont na manhã desta terça-feira

  • André Bento e Sidnei Bronka
Onça parda foi flagrada por morador em árvore na Rua Santos Dumont, na Vila Rosa (Fotos: Adilson Domingos)
Onça parda foi flagrada por morador em árvore na Rua Santos Dumont, na Vila Rosa (Fotos: Adilson Domingos)

A captura de uma onça parda encontrada na manhã desta terça-feira (30) na área urbana de Dourados poderá ter o auxílio de uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Campo Grande. Isso porque os militares da maior cidade do interior do Estado não dispõem de dardos com tranquilizantes que podem ser necessários para sedar o animal.

Leia também:

-Sucuri é capturada sobre cerca de parque vizinho ao shopping de Dourados (assista)

-Flagrantes de sucuris na área urbana de Dourados são comuns, revela PMA (vídeo)

Flagrada por um morador da Vila Rosa sobre um pé de jaca na Rua Santos Dumont, a onça pesa aproximadamente 100 quilos, conforme avaliação dos especialistas envolvidos na operação de captura.

Animal foi encontrado sobre árvore na área urbana de Dourados (Fotos: Adilson Domingos)
Animal foi encontrado sobre árvore na área urbana de Dourados (Fotos: Adilson Domingos)

De acordo com o capitão Matheus Taniguchi, militar da PMA envolvido na operação, uma das alternativas para capturar o animal pode ser o uso de sedativo. "Vamos aguardar se o animal vai descer sozinho dessa árvore e em último caso será aplicado o sedativo. Não é qualquer pessoa que pode aplicar o sedativo. Tem que ser veterinário, para verificar peso e dosagem para o animal não sofrer nenhuma sequela", declarou.


O militar reconheceu ser uma ocorrência atípica e destaca que o objetivo é garantir a integridade tanto do animal quanto das pessoas que residem na área. "É uma situação rara, um animal silvestre que adentrou na cidade. É uma onça parda grande. Temos que isolar a área porque temos que nos preocupar tanto com a segurança do animal quanto da população".

Logo que viu o animal, um morador da Vila Rosa acionou as autoridades. A Polícia Militar Ambiental e equipe do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados foram até o local para fazer o isolamento, mas como não dispõem dos dardos com tranquilizantes, optaram por pedir reforço da capital.

Confira o vídeo feito pelo repórter Adilson Domingos: 


FLAGRANTES

Esse não é o primeiro flagrante de animal silvestre na área urbana de Dourados. Em um dos mais recentes casos, ocorrido na manhã do dia 19 de novembro do ano passado, uma guarnição da PMA realizou a captura de uma sucuri nas proximidades do shopping da cidade.

A cobra com tamanho estimado em 3,5 metros de comprimento estava sobre a cerca do Parque Arnulpho Fioravante e a ação dos militares foi registrada em vídeo por pessoas que passavam pelo local (assista abaixo).

*Matéria editada às 14h14 para acréscimo de informações.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Douradense Nato

    Douradense Nato

    esse povo é tao sem base que ate uma onça na arvore ja vira atraçao pra eles!!! ehh dourados que nao muda!!!O tanque ta lotado de roupa pra lavar e as madames ai vendo a onça na arvore... Deixa a policia Trabalhar pessoal!!!

  • MARCOS

    MARCOS

    ATÉ PARA A CAPTURA DE UMA ONCA PRECISA VIR REFORCO DE CAMPO GRANDE É BRINCADEIRA!!!!