Casos de dengue triplicam em Dourados

Durante todo o ano passado, a dengue teve somente 21 confirmações em Dourados

Confirmações de dengue em 2019 representam o triplo do total de 2018 (Foto: A. Frota)
Confirmações de dengue em 2019 representam o triplo do total de 2018 (Foto: A. Frota)

Os casos de dengue triplicaram em Dourados no comparativo entre todo o ano passado e os dois primeiros meses de 2019. Ao reforçar alerta para combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, nesta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde revelou que desde janeiro já foram contabilizadas 159 notificações e 60 confirmações da doença no município. O número representa mais de uma confirmação por dia.

Leia também:
-Promotor vistoria Samu e constata série de problemas enfrentados por socorristas

Embora classifique esses números como “baixos para a proporção populacional”, a Vigilância Epidemiológica alertou para necessidade de prevenção porque os dados “mostram uma retomada da atividade do mosquito e destacam uma necessidade de continuação das ações para eliminação de criadouros, uma vez que as primeiras semanas de janeiro não tinham registro de notificações”.

Durante todo o ano passado, a dengue teve somente 21 confirmações em Dourados. Com surto confirmado no município em 2018, a febre Chikungunya teve 90 casos positivos. Nesses primeiros meses de 2019, além das 60 confirmações de dengue, houve três notificações para Zika Virus – sem confirmações – e 21 para Chikungunya, com duas confirmações.

Nomeada secretária municipal de Saúde na semana passada, Berenice de Oliveira Machado Souza afirmou que “a administração tem intensificado os trabalhos no combate ao mosquito e o pedido é para que a população contribua fazendo as vistorias nas residências e nos quintais para eliminar pontos com lixo ou água parada”.

“Esta contribuição da população foi que determinou um ano de 2018 com tranquilidade em relação aos números da dengue, portanto, precisamos continuar com o trabalho conjunto”, afirmou a secretária.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.