Centro de oncologia realiza ação social para abrir 'Outubro Rosa' em Dourados

Ônibus da Saúde irá receber atendimentos médicos gratuitos na Praça Antônio João neste sábado, das 9h às 15h

Ônibus da Saúde fará atendimentos na Praça Antônio João neste sábado (Foto: Divulgação)
Ônibus da Saúde fará atendimentos na Praça Antônio João neste sábado (Foto: Divulgação)

A Praça Antônio João receberá neste sábado (30), das 9h às 15h, a 1ª Ação Social do COD (Centro de Oncologia Dourados) e do Projeto Lucas (sem fins lucrativos). Com atendimentos gratuitos - voltados a homens, mulheres, crianças e idosos - que serão realizados no Ônibus da Saúde, o evento marca a abertura da Campanha "Outubro Rosa" na cidade, voltada à prevenção do câncer de mama e no colo de útero.

Nesta ação haverá consultas com médicos especializados Maurílio de Cássio Golinelli, cirurgião oncológico, Amauri Ferreira de Oliveira, cancerologista, Marco Antonio Duarte Cazzolato, cirurgião oncológico, Junia Thirzah Gehrke, oncologista clínica e clínica geral, Sara Regina Scremin Wegner, oncologista clínica e clínica geral, e Daniela Casanova Pereira Veloso, cirurgiã cabeça e pescoço.

Com o aporte estrutural do ônibus da saúde pertencente ao Projeto Lucas, será possível realizar exame de Ultrassom de Mama e consulta com dentista. Também haverá orientações Farmácia e Enfermagem, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, suporte jurídico, e assistente social.

Serão oferecidos vacina de HPV (conforme portaria Ministério da Saúde, para meninas de 9 a 15 anos) e serviços de Massoterapeuta, Fisioterapeuta, Estética, Manicure, corte de cabelo, doações de cabelos para confecção de perucas, palestra sobre prevenção e fatores de risco, além de recreação infantil e distribuição de muitos brindes.

A 1ª Ação Social do Centro de Oncologia Dourados e do Projeto Lucas é parte da luta de todos contra o câncer.  No local haverá venda de camisetas do Outubro Rosa, em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer.  "Escolhemos essa data para abrir o Outubro Rosa, mas a ideia é que aconteça todo ano. Nessa ação o foco não é só a mulher. Homens e crianças também podem participar", explica a oncologista clínica Sara Regina Scremin Wegner.

Outro integrante da equipe do COD, o cirurgião oncológico Maurílio de Cássio Golinelli destaca que 39 parceiros apoiam essa iniciativa. São empresas e instituições que ajudam tanto na parte estrutural quanto na disponibilização de material humano.

Tendas serão montadas na Praça Antônio João, e os exames de ultrassom realizados na Ônibus da Saúde não terão limitação de quantidade. Caso seja constatada alguma suspeita de câncer, será dado encaminhamento via SUS (Sistema Único de Saúde) para demais exames na rede municipal.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.