Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase pode ser despejado por calote

Proprietária de imóvel alugado desde 2010 pelo município ingressou com ação judicial requerendo o despejo da administração municipal por falta de pagamento dos aluguéis e IPTU

entro de Referência em Tuberculose e Hanseníase funciona em imóvel alugado pelo município (Foto: Divulgação/Prefeitura)
entro de Referência em Tuberculose e Hanseníase funciona em imóvel alugado pelo município (Foto: Divulgação/Prefeitura)

O Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Dourados pode ser despejado do local onde funciona desde 2010. Na quinta-feira (23), a proprietária do imóvel alugado ao município ingressou com ação judicial sob alegação de que levou um calote nos pagamentos de aluguéis e IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Urbana) relativos aos meses de dezembro de 2018, janeiro, fevereiro, março e abril de 2019. 

No processo distribuído à 6ª Vara Cível da comarca, a parte autora requer o pagamento do valor devido pela administração municipal com correção monetária e que o contrato celebrado entre as partes e seja rescindido, com condenação do locatário a desocupar o imóvel, sob pena de evacuação forçada. O valor dado à causa é de R$ 56.472,00.

Localizado na Rua Melvin Jones, número 706, área central de Dourados, Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase “conta com uma equipe capacitada que realiza ações de prevenção à tuberculose e hanseníase juntamente com a Atenção Básica”, conforme descrito pela Prefeitura de Dourados.

Esse centro “monitora e supervisiona as atividades dos programas de Tuberculose e Hanseníase no município, visando o diagnóstico precoce e o efetivo tratamento”. Além disso, “presta apoio diagnóstico, sendo que o agendamento para consultas com os especialistas é feito pelas Unidades Básicas de Saúde pelo SISREG (Sistema de Regulação). O laboratório do CRTH realiza os exames de baciloscopias (pesquisa de BAAR) que são enviados pelas UBS/ESF para diagnóstico e controle de tratamento”.

No processo, a proprietária o imóvel afirma que o locatário, Município de Dourados através do Fundo Municipal de Saúde, “não solveu os aluguéis e IPTU relativos aos meses de dezembro de 2018, janeiro de 2019, fevereiro de 2019, março de 2019 e abril de 2019”.

Ao juiz foi requerida “a procedência total da ação, para que seja declarado resolvido (rescindido) o contrato de locação celebrado entre as partes e, em consequência, seja condenado o locatário a desocupar o imóvel, sob pena de evacuação forçada e condenando, ainda, o locatário no pagamento dos aluguéis e IPTU e eventuais reparos que se fizerem necessários quando da desocupação do imóvel, bem como quaisquer outros encargos legais ou contratuais vencidos e vincendos, multa contratual de 2% (cláusula 05.03), juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, custas e despesas processuais e, ainda, a todos os débitos ocorridos até a data da efetiva desocupação do imóvel com a entrega das chaves. E, que o valor total apurado seja devidamente corrigido monetariamente (IGP-M/FGV)”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • brasileño

    brasileño

    Dourados está sucateada..... só não parou ainda por Deus..... o que será de nós? não tem nenhum órgão que possa agir por nós?

  • Antonio carlos

    Antonio carlos

    É uma pouca vergonha a administração do município deixar chegar a um ponto desses, como as pessoas que precisam do serviço do CRTH vão fazer? Um serviço essencial pra população correndo o risco de acabar por conta de descaso da prefeitura, conheço pessoas que trabalham lá e são pessoas altamente capacitados e que prestam um atendimento de excelência. Creio que se a prefeitura tivesse um pouco mais de consideração pela saúde e até mesmo pela vida de quem necessita de atendimento público não chegariamos a esse ponto. Vergonhoso isso, uma prefeitura levando o nome de caloteira. Peço a vcs da mídia que dêem uma atenção especial a este caso. Obrigado

  • Elena

    Elena

    Boa noite. Infelizmente fiz exames no CRTH e foram posítios para tuberculose, agora sabendo da ordem de despejo e da possibilidade da extinção do programa de tuberculose e hanseniase me pergunto o que será de nós pacientes? O que vamos fazer ? A quem recorrer? Isso é uma tremenda falta de consideração por parte da prrfeitura municipal de dourados pelo direito de vida, isso mostra a falta de competência dos administradores e descaso com a população. Com tantos prédios públicos vazios sendo simplesmente depedrados, a incopetencia dos governantes não os deixa enxergar que se migrassem o CRTH para uma dessas estruturas não precisariam ter deixado chegar ao ponto de receberem uma ordem de despejo. Isso é vergonhoso para uma prefeitura de um município do porte do nosso, tendo em vista que as pessoas por mais humilde e simples que sejam ao menos o aluguel pagam. Mais fica a pergunta. O que será de nos pacientes com essa falta de responsabilidade de nossa prefeita. (Prefeitura)? Marçal olhe por nós.

  • Welington

    Welington

    Lamentável tudo isso, acabar com o programa por conta de inadimplência do municipio.
    Fui atendido a um mês no Crth.
    Um excelente atendimento, tanto a equipe médica, equipe laboratorial e de enfermagem excelentes profissionais.
    Lamentável, indignado com a atual administração da nossa querida Dourados

  • Rafael Martins

    Rafael Martins

    Bom dia, a pergunta é qual a possibilidade de o fato de não pagamento do aluguel afetar os pacientes que são atendidos no Centro de referência a tuberculose, pois tenho meu pai que está no 2° mês de tratamento.
    Pois ouvi dizer que tem possibilidade de acabar com o programa em Tuberculose, isso me deixou muito preocupado, não só pelo meu pai mais tbem por todos que fazem tratamento tanto de tuberculose quando de hanseníase.
    Como disse a colega, tem muito prédios da prefeitura fechados, deles e na rua Monte Castelo na antiga clínica de homeopatia.
    Por favor Marçal vê essa questão para nós por favor

  • Felipe

    Felipe

    Meu Deus!!!
    A marmita está em dia né?
    Ou será que ficou mais de quatro meses sem receber?

  • Natalia

    Natalia

    Pra quê ficar alugando casa? tem imoveis da prefeitura que estao abandonados, usem esses lugares e parem de alugar casa. Um exemplo é o predio ao final da Balbina de matos, há anos abandonado e é da prefeitura. Só para gastar mais o nosso dinheiro, se usassem esses locais próprios economizaria bastante