Chuvarada deve durar sete dias e superar a média histórica de agosto em Dourados

Índice pluviométrico previsto de sábado até a próxima sexta-feira é mais do que o dobro do esperado para este mês no município

Umidade relativa do ar que despencou para 20% nesta quinta-feira poderá subir a partir de sábado em Dourados, quando devem começar as chuvas (Foto: André Bento)
Umidade relativa do ar que despencou para 20% nesta quinta-feira poderá subir a partir de sábado em Dourados, quando devem começar as chuvas (Foto: André Bento)

De sábado (12) até sexta-feira (18) Dourados poderá ter quase 100 milímetros de chuva. O índice previsto no Portal Climatempo representa mais do que o dobro da média histórica de agosto no município, que não passa de 47 milímetros, conforme dados coletados pela estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, em atividade desde 1979.

Depois do julho mais seco desde 1988, sem qualquer gota d'água vinda dos céus, Dourados ainda não saiu da secura, já que a chuva mensal acumulada até esta quinta-feira (10) é de somente 1.4 milímetro, fruto da garoa registrada no segundo dia de agosto. Hoje, com máxima de 35.1ºC às 12h34, a umidade relativa do ar despencou a 20% às 12h59, índice considerado de atenção.

"Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele. Neste site se utiliza o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade do ar", detalha a Embrapa.

Mas se a média histórica desse mês não passa de 47 milímetros, conforme o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, as previsões disponibilizadas pelo Portal Climatempo são otimistas e indicam 98 milímetros de chuva desde este próximo sábado e ao longo da semana que vem.

Para sábado, dia 12, há 80% de probabilidade de chover 5 milímetros, segundo o Climatempo. Esse índice deve saltar para 12 milímetros no domingo (13), com 90% de chances. E a próxima semana começa com 80% de probabilidade de 14 milímetros na segunda-feira (14), 90% de cair 30 milímetros de água na terça-feira (15), 75% de 14 milímetros na quarta-feira (16), 77% de 12 milímetros na quinta-feira (17) e 80% de 11 milímetros na sexta-feira (18).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.