Cidade que cresce sozinha, Dourados deve ser planejada para o futuro, defende Marçal

Vereador e empresário, Marçal nasceu e sempre morou em Dourados, município que completa 82 anos de emancipação político-administrativa

Empresário e vereador, Marçal Filho nasceu em Dourados e viu a cidade crescer sozinha, independente do poder público (Foto: Divulgação)
Empresário e vereador, Marçal Filho nasceu em Dourados e viu a cidade crescer sozinha, independente do poder público (Foto: Divulgação)

Dourados é uma cidade que cresce sozinha, independente do poder público. Essa é a avaliação feita por Marçal Filho, vereador eleito em 2016 com a maior votação da história da Câmara Municipal e sócio proprietário da 94FM. Douradense nato, pai de dois filhos e avô de um neto aqui nascidos , ele defende que o município seja planejado para o futuro para evitar sofrer com os problemas comuns em grandes centros pelo país.

"Dourados é a melhor cidade do mundo. Ela cresce muito rapidamente, independente de poder público. O poder público pode estar mal, mas o município de Dourados cresce sozinho", pondera ao ser questionado sobre sua visão da cidade em que nasceu e que hoje completa 82 anos de emancipação político-administrativa.

Para Marçal, "Dourados parece ter várias cidades dentro de si". Ele cita bairros como os grandes Parque das Nações, Flórida e Água Boa, por exemplo. "Dourados tem bairros muito distantes do centro com comércio próprio. As pessoas vivem nessas regiões sem necessariamente terem que vir ao centro para consumir", pontua.

Mas essa característica também gera uma preocupação, conforme avalia o vereador e empresário. "Uma preocupação em relação a isso e que depende do poder público é que haja obras viárias para interligar esses bairros ao centro, para não criar os guetos, como acontece em grandes cidades do Brasil, onde as pessoas não têm acesso ao centro por falta de vias adequadas. Isso pode criar a falta de integração, problema de cidades grandes que cresceram desordenadamente", avalia. "Novos loteamentos podem ficar isolados no futuro se não houver facilidade de mobilidade com vias expressas em boas condições".

Criado na Vila Matos, Marçal estudou no colégio Reis Veloso. Ele lembra que na infância não frequentava outros locais da cidade e avalia que essa dificuldade de integração mudou ao longo dos anos, até mesmo em função de mudanças sociais pelas quais passou o país.

Para evitar que a situação mude no futuro, o vereador defende que o poder público planeje Dourados para o futuro através de um Plano de Mobilidade Urbana efetivo, formalizado através de parcerias com profissionais técnicos das universidades aqui instaladas.

"O que tem é que investir em infraestrutura, melhoria de transporte coletivo, ciclovias e ciclofaixas, porque o nosso terreno é propício para isso. Quanto mais vias expressas forem feitas dos bairros ao centro mais acesso as pessoas vão ter. Isso dá para consertar em Dourados", destaca.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sandra

    Sandra

    Melhoria no transporte coletivo? Não acredito. Governo e sociedade de modo geral só prioriza carro.Quem usa bike como meio de transporte e coletivo é pobre.E nossos governantes não estão nem aí pra nos atender.Caminhamos na contra mão de países desenvolvidos.Infelizmente não conseguimos eleger pessoas que pensem no povo.A maioria dos que entram na vida política só pensa em benefícios próprios.E assim caminha dourados.