Cineclube UFGD abre inscrições

O Cineclube é um projeto de extensão realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados que realiza semanalmente a exibição gratuita de filmes nacionais e internacionais.

A maior parte dos filmes é da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (Minc), que distribui filmes nacionais para cineclubes de todo o país. São curtas e longa-metragens, de diferentes gêneros: comédia, aventura, suspense e drama. O acervo vai desde clássicos de Mazzaropi até sucessos de bilheteria e crítica recentes, como “Cazuza”, “Ó paí, ó”, “Meu nome não é Johnny” e “Última parada 174”.

O projeto de extensão Cineclube visa, por meio da arte, a criação de um ambiente democrático de discussão sobre diversos temas relevantes à sociedade. É uma oportunidade para as pessoas que queiram partilhar de momentos de entretenimento, cultura e reflexão.

Estudantes que querem participar e receber certificado de até 40 horas, devem se inscrever no projeto pelo site www.cineufgd.blogspot.com. O certificado será produzido para os participantes com 75% de presença, nas sessões de 15 de fevereiro a 05 de junho de 2014.

Qualquer pessoa que queira participar do Cineclube está convidada para as sessões, independentemente da inscrição. Entre os objetivos do Cineclube UFGD está a democratização do acesso ao cinema, por meio de exibições com entrada franca, e a ampla divulgação do cinema brasileiro.

Primeira sessão: comédias contemporâneas

No dia 15 de fevereiro acontece a primeira sessão do Cineclube UFGD 2014. Serão exibidos seis curta-metragens brasileiros, todos de comédia.

“O oitavo selo” é uma sátira gaúcha ao clássico de Ingmar Bergmann, “O sétimo selo”. Do Rio Grande do Sul, a exibição vai para o Pará, onde se passa a comédia “Açaí com Jabá”. Partindo para uma aventura policial, “Dov’e Meneghetti” relata o mito de um famoso ladrão paulistano da década de 1920. No filme “P R Kadeia”, dois bandidos instalam uma rádio com aparelhagem roubada, interferem na programação de outras rádios e tornam-se o principal assunto da cidade. Em “BMW Vermelho” uma família humilde recebe um carro de luxo, que não pode ser vendido por dois anos. Ninguém sabe dirigir e por isso o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados.

A sessão é gratuita e aberta para toda comunidade. Para quem fez a inscrição, a partir deste sábado (15) já começa a contar a carga horária para o recebimento do certificado.