Cineclube UFGD exibe amanhã a comédia “O batedor de carteiras”

“O batedor de carteiras” será exibido na sessão do Cineclube UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), neste sábado, às 17 horas. O filme é uma chanchada, produzida em 1958, no Rio de Janeiro.

Os filmes brasileiros de comédia criados nos anos de 1940 e 1960 ficaram conhecidos como “chanchadas”. Nessa época foram revelados atores nacionais como Grande Otela, Ankito e Zé Trindade. Talvez Trindade tenha sido o que alcançou menos fama, mas estes três atores geralmente interpretavam personagens semelhantes: o malandro simpático, baixinho, feioso, conquistador barato.

Além dos característicos personagens de humor, as chanchadas também são marcadas por ter cenas musicais, com cantores e cantoras populares da música brasileira.

Em “O batedor de carteiras”, Zé Trindade interpreta Benedito, mais conhecido pelo apelido Mão-Leve. O ladrão se apaixona por uma nordestina que acaba de chegar ao Rio de Janeiro e, para conquistar sua amada, tenta abandonar a vida de crimes.

O filme faz uma crítica à alta sociedade do Rio de Janeiro, que ditava padrões de comportamento e moda para todo o país. Por isso, “O batedor de carteiras” também é um registro da paisagem do Rio de Janeiro e dos costumes da década de 1950.

As exibições de filmes do Cineclube da UFGD acontecem aos sábados, a partir das 17 horas, no Cine-auditório da UFGD, que fica na rua João Rosa Góes, número 1761. A entrada é sempre gratuita.