Câmara de Dourados terá ‘semana do saco cheio’

Determinação é do presidente, vereador Idenor Machado, através de decreto

Reeleitos e rejeitados nas urnas terão descanso de uma semana na Câmara de Dourados (Divulgação)
Reeleitos e rejeitados nas urnas terão descanso de uma semana na Câmara de Dourados (Divulgação)

Vereadores e servidores da Câmara de Dourados terão uma “semana do saco cheio” após as eleições municipais. Portaria publicada na edição de terça-feira (4) do Diário Oficial do Município estabelece ponto facultativo nos próximos dias 10, 13 e 14. Somados aos feriados de 11 e 12, Divisão do Estado e Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), respectivamente, essas datas totalizam uma semana inteira.

Quem estabeleceu esse “descanso” foi o presidente da Câmara, vereador Idenor Machado (PSDB), por meio da Portaria CMD/MD nº 085/2016. O chefe do Legislativo municipal levou em consideração, justamente, os dois feriados subsequentes, que motivam, nas escolas, a chamada “semana do saco cheio”, numa referência ao período de recesso estudantil adotado em escolas por todo o Brasil.

Na Casa de Leis, por sinal, o expediente é de seis horas corridas, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. E em decorrência dessa semana de folga, duas sessões ordinárias terão que acontecer no mesmo dia. Isso porque aquela prevista para o dia 10 foi transferida para às 18h do dia 17, mesma data em que a outra ocorrerá, às 19h30.

Reeleição

No domingo (2), dia que marcou as eleições municipais deste ano, 11 dos 19 vereadores de Dourados conseguiram a reeleição. Délia Razuk (PR) concorreu e venceu a disputa pela prefeitura. Outros sete nomes aprovados nas urnas são de novatos, o que indica uma renovação de 42% no quadro do Legislativo.

Dos atuais parlamentares que não conseguiram votação suficiente para reeleição, Maurício Lemes (PSB) teve 1.927 votos, Dirceu Longhi (PT) 1.230, Marcelo Mourão (PRP) 1.185, Virgínia Magrini (PP) 1.078, Nelson Sodário (PSDB) 941, Aguilera de Souza (PMDB) 815, e Raphael Matos (PMDB) 661.

Próxima legislatura

Conforme os dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após 100% dos votos apurados no domingo, a próxima legislatura na Câmara de Dourados também terá o ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB), candidato mais votado da história para a Casa de Leis, escolhido por 4.065 eleitores. Elias Ishy (PT) foi reeleito com 3.088 votos e Silas Zanata (PPS) com 2.904.

Quem também conseguir reeleger-se foram Alan Guedes (DEM), com 2.897 votos, Madson Valente (DEM), com 2.330 votos, Pedro Pepa (DEM), com 2.305 votos, Cido Medeiros (DEM), com 2.278 votos, Sérgio Nogueira (PSDB), com 2.052 votos, Idenor Machado (PSDB), com 2.042 votos, Juarez do Esporte (PMDB), com 1.944 votos, Bebeto (PR), com 1.427 votos, e Pastor Cirilo (PMDB), com 1.238 votos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.