CNH MS Social convoca 20 candidatos PcD da Grande Dourados

Convocados residem nos municípios de Caarapó, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina

Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/Detran-MS
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/Detran-MS

O diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Espíndola Trindade Júnior, convocou 20 candidatos residentes na Grande Dourados inscritos como Pessoa com Deficiência – PcD para início do processo de primeira habilitação pelo Programa CNH MS Social.

Os nomes constam no Edital de Chamamento Programa CNH MS Social nº 039/2023/DETRAN-MS, publicado na página 72 da edição desta quinta-feira (21) do Diário Oficial do Estado. (clique aqui e confira)

As pessoas convocadas residem nos municípios de Caarapó, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina. Todos deverão apresentar-se nas agências locais do Detran. No caso específico de Dourados, é indicada a localizada na Rua Coronel Ponciano, número 600.

Esses candidatos devem levar documento de identificação original e cópia - o mesmo documento informado na inscrição para o Programa - para abertura do Processo RENACH e captura de imagem. 

É feita a ressalva de que o documento de identificação expedido com foto e assinatura digitalizadas não poderá estar plastificado e alertado que a não apresentação do documento poderá implicar em desclassificação do candidato do Programa.

Ao informar que após a abertura do RENACH e captura da imagem, será agendada a avaliação psicológica do candidato, o edital acrescenta haver entidades psicológicas credenciadas para atendimento ao Programa CNH MS Social nos municípios de Caarapó, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina, bem como entidades médicas credenciadas para atendimento ao Programa CNH MS Social nos municípios de Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante.

Aos candidatos do município de Caarapó, é orientado que desloquem-se, às suas expensas, para o município de Dourados para exame de aptidão física e mental, após a aprovação em avaliação psicológica. No caso dos residentes em Deodápolis, ao município de Glória de Dourados para exame de aptidão física e mental, após a aprovação em avaliação psicológica.

Já os candidatos do município de Glória de Dourados deverão deslocar-se, às suas expensas, para o município de Fátima do Sul para realização do curso de formação teórica e prática de direção veicular, e os candidatos do município de Vicentina ao município de Fátima do Sul para realizar exame de aptidão física e mental.

O Detran-MS fornecerá aulas práticas de direção veicular na categoria B para PcD que possua as restrições constantes na Resolução Contran nº 927/22, Anexo XV, especificamente: C, D, E, F, G, H, I e J.

“Caso não haja necessidade de adaptação no veículo, a pessoa com deficiência será encaminhada para as aulas em um Centro de Formação de Condutores”, prevê o edital, indicando ainda que o candidato poderá apresentar veículo adaptado a sua necessidade para as aulas de prática de direção veicular, desde que atenda as restrições do laudo médico emitido pelo Departamento.

Quanto ao candidato que possuir outras restrições não mencionadas ou que possua interesse em habilitar-se na categoria A, não será atendido caso não apresente veículo adaptado às suas necessidades.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.