Com chuva superior à média mensal, fevereiro foi 2º mais quente na cidade

Embrapa Agropecuária Oeste apurou que em 38 anos os termômetros só atingiram níveis tão altos em Dourados no fevereiro de 2010

Dados captados pela estação da Embrapa Agropecuária Oeste confirmam o calorão que douradenses sentiram (Foto: Divulgação/Embrapa)
Dados captados pela estação da Embrapa Agropecuária Oeste confirmam o calorão que douradenses sentiram (Foto: Divulgação/Embrapa)

Douradenses enfrentaram no mês passado o 2º fevereiro mais quente em quase quatro décadas no município. A informação é da Embrapa Agropecuária Oeste, que através do Boletim Guia Clima apurou temperatura média de 26,2ºC em Dourados no período analisado, dados que confirmam o calorão sentido por quem mora ou passou pela segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Conforme Danilton Luiz Flumignan, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Oeste, a média histórica para fevereiro em Dourados é de 25,1ºC. “Nos últimos 38 anos, os fevereiros mais quentes foram registrados em 2010, com média de 26,4ºC e agora novamente em 2017, com 26,2ºC, portanto 1,1ºC acima do normal para este mês”, explicou.

Até agora, o dia mais quente de 2017 foi 21 de fevereiro, conforme o Boletim Guia Clima da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Naquela data, a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste apurou 36.5°C às 15h10 e cinco minutos depois a sensação térmica chegou a máxima de 38.7ºC.

“Desde 2009, as temperaturas do mês de fevereiro têm se apresentado acima da média histórica. Isso revela que, aparentemente, o mês de fevereiro vem esquentando ano após ano”, apontou Flumignan.

Esse calorão todo começou junto com o ano novo. Em boletim agrometeorológico escrito pelo agrometeorologista Carlo Ricardo Fietz, da Embrapa Agropecuária Oeste, foi informado que a temperatura média em janeiro foi de 26,0°C em Dourados, “meio grau superior à média histórica deste mês, 25,5°C”.

“A média das máximas (33,0°C) foi quase um grau e meio superior à normal (31,7°C), enquanto a das mínimas foi igual à média histórica (21,0°). A temperatura mínima do mês em Dourados foi 16,0°C, em 27 de janeiro. Em 29 dias a temperatura superou 30°C e a máxima do mês foi 35,5°C, em 11 de janeiro”, detalhou o pesquisador.

Quanto às chuvas, a Embrapa Agropecuária Oeste apurou que em janeiro choveu 114 milímetros em Dourados índice 45 milímetros inferior à média do mês.

Em contraponto, fevereiro alcançou 228.6 milímetros de precipitação pluviométrica, 114.4 milímetros a mais do que os 143.0 milímetros que o mês costuma atingir, habitualmente.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.