Com dinheiro em mãos, douradense vai gastar até R$ 85 com ovos de chocolate

Pesquisa da Fecomércio entrevistou consumidores em Dourados e estima que serão movimentados R$ 9 milhões na economia local na Páscoa deste ano

Ovos de páscoa devem motivar gastos médios de R$ 85 entre douradenses, segundo pesquisa (Foto: Eliel Oliveira)
Ovos de páscoa devem motivar gastos médios de R$ 85 entre douradenses, segundo pesquisa (Foto: Eliel Oliveira)

Levantamento de intenção de consumo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) revela que douradenses pretendem gastar em média R$ 85,81 na compra de ovos de chocolate nesta páscoa. Em sua maioria, os entrevistados da pesquisa indicam que pretendem comprar em supermercados da cidade e a forma de pagamento será em dinheiro. 

Fruto de 267 questionários aplicados entre os dias 15 e 27 de fevereiro, o levantamento tem 95% de confiança e margem de erro de 6%. “A Páscoa de 2018 poderá movimentar R$ 9,21 milhões na economia de Dourados, desses 49,61% destinados a compra de ovos de páscoa e similares (R$ 4,57 milhões) e 50,39% as comemorações (R$ 4,64 milhões)”, revela.

Divulgada nesta terça-feira (6) por Ney Sergio Recalcatti, empresário do setor de supermercados e diretor do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados), a pesquisa indica que a maioria (55,06%) dos entrevistados alegou não ter interesse em comprar nesta época do ano. Contudo, “os gastos médios na comparação ao ano passado serão 23,63% maiores, passando de R$ 69,41 para R$ 85,81”, segundo a Fecomércio-MS. 

“As compras ocorrerão em supermercados (65,49%) na sua maioria, com pagamento em dinheiro (80,71%), 74,29% farão pesquisa de preço e levarão em consideração o preço (34,74%), produto (40,85%) e divulgação (13,62%) no momento da tomada de decisão”, constataram os pesquisadores.

Desenvolvida para traçar um perfil do consumidor, essa pesquisa também aponta que “dois aspectos comportamentais poderão interferir no dinamismo dessa movimentação financeira: sensibilidade em função de variações do preço; gostos e preferências – lado emotivo e sentimental da data”.

“Ao indagar sobre o primeiro aspecto comportamental, na comparação ao ano passado, percebe-se que poderá haver uma queda na movimentação financeira voltada a compra de chocolates de 22,96% e nas comemorações de 15,84%, queda essa, motivada, principalmente, pela redução de pessoas que gastarão no período. Os filhos tenderão a serem os mais beneficiados e vale ressaltar que cresceram as opções de ovos personalizados para as crianças, o que pode explicar em partes a possibilidade de aumentos nos preços e essa propensão de redução na movimentação financeira”, detalha.

“No entanto, quando se reflete sobre o segundo aspecto comportamental, nota-se um aumento do gasto médio com chocolates e similares de 23,63% e também o fato de que mais de 60% dos pesquisados comprarão na semana da páscoa. Corroboram com esse aumento, o lado emotivo e sentimental da data que poderá interferir no percentual de pessoas que irão as compras”, prossegue, ao defender que os comerciantes desenvolvam estratégias de venda.

Ao todo, foram desenvolvidas pesquisas em 13 municípios de Mato Grosso do Sul, que apontam a estimativa de uma movimentação de R$ 61.544.278 na economia estadual. Em 2017, Dourados tinha R$ 5.931.738 previstos de injeção no comércio local com as vendas de Páscoa, montante que caiu este ano para os R$ 4.569.771 deste ano.


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