Com 'esquenta' dia 7, Festival de Teatro de Dourados vai de 14 a 30 de setembro

Oitava edição do Festival Internacional de Teatro de Dourados terá atrações artísticas de todo o Brasil e até mesmo internacional

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O 8º FIT (Festival Internacional de Teatro de Dourados) começa oficialmente no próximo dia 14 e seguirá com atrações nacionais e internacionais até 30 de setembro.  Antes, porém, uma pré-estreia já está agendada para o feriado da Independência do Brasil, na próxima quinta-feira (7), na Praça Antônio João.

Esse "esquenta" terá início a partir das 17h e deve seguir até 19 horas. Aberto a quem quiser assistir, terá cortejo cênico e espetáculos diversos. "Sempre apresentações curtas para chamar a população para esse grande evento de resistência cultural", detalha Gicelma Chacarosqui, professora doutora e coordenadora de cultura da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Após a pré-estreia, a programação do 8º FIT inicia oficialmente no dia 14, no Teatro Municipal. Até 30 de setembro, esse será o palco para apresentações do enorme mosaico cultural brasileiro. "É o maior festival do Centro-Oeste e tivemos inscrições do Oiapoque ao Chuí", revela Gicelma, responsável pela coordenação do evento.

A afirmação poderá ser perfeitamente ilustrada ao longo do Corredor Cultural, oportunidade em que serão levadas apresentações de teatro de rua para outros municípios. "Naviraí vai receber uma peça do Rio Grande do Sul e Ivinhema vai receber uma peça do Rio Grande do Norte", informa a professora.

No Teatro Municipal de Dourados, as atrações artísticas que irão apresentar-se têm origem nos diversos cantos do país. E uma delas é internacional, vem da Argentina.

"Viver o FIT é compreender melhor o pluralismo ou a diversidade cultural introduzida nas sociedades latinas e brasileira, desde sua colonização, e que, com certeza, está presente em nossa formação cultural contemporânea, pois percebemos que, a identidade se relaciona a aspectos diferenciados, estando está em constante mudança, pois não existe uma identidade essencialmente pronta, (Bhabha,2003), ela está sempre em transformação, em construção, que constrói e reconstrói constantemente numa espécie de 'Fixidez Deslizante'.  VIDA LONGA para o FIT!!!", destacam os organizadores no site oficial do evento, que já disponibiliza a programação completa.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.