Com o lema “Cooperar é Espalhar Amor”, Sicredi Centro-Sul MS lança oficialmente obra do Hospital de Amor de Dourados

Ao final da cerimônia, o padre Rubens José dos Santos e o pastor Edson Rios abençoaram o evento e o local onde será construído o Hospital de Amor de Dourados

Padre Rubens José dos Santos e o pastor Edson Rios abençoaram o evento e o local onde será construído o Hospital de Amor de Dourados (Foto: Divulgação)
Padre Rubens José dos Santos e o pastor Edson Rios abençoaram o evento e o local onde será construído o Hospital de Amor de Dourados (Foto: Divulgação)

Com o lema “Cooperar é Espalhar Amor”, a Sicredi Centro-Sul MS – instituição financeira cooperativa – lançou oficialmente na quinta-feira, 19 de outubro, a obra do Hospital de Amor de Dourados, unidade hospitalar que será construída pela Cooperativa para atender pacientes com câncer da região de Dourados e de todo Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu no local onde se iniciará a obra, na Rodovia MS 162, e marcou também o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, comemorado na terceira quinta-feira do mês de outubro.

Antes do descerramento da pedra fundamental, o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves, enfatizou a participação dos 130 mil associados que fizeram parte dessa ação, quando aprovaram a destinação de recursos para a construção. “O momento é especial e essa ação pode inspirar outras pessoas, empresas e instituições. Nosso propósito é de transformar vidas e isso é, de fato, construir uma sociedade próspera”, destacou.

Em seu discurso, o presidente também citou uma fala do jornalista Marcelo Rezende, dita durante uma entrevista em um programa de televisão, que dizia que “a vida da gente nessa terra é uma passagem muito rápida. E que a gente tem que entender o seguinte: tem horas que a gente é convidado para ser o ator principal. Tem horas que a gente é convidado para ser o coadjuvante. Tem horas que a gente não é convidado nem para ficar na plateia. Então, se você consegue estar no filme, esse filme que Deus te coloca, é para você trabalhar para o outro. A sua única importância é servir ao próximo”. O jornalista faleceu em 2017, em decorrência de um câncer no pâncreas. Para o presidente da Cooperativa, o legado da Sicredi Centro-Sul MS não está no que se deixa para as pessoas, mas sim o que se deixa nas pessoas. “Por isso, nosso lema diz que cooperar é espalhar amor”, encerrou.

Presente na cerimônia, o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, disse que atuar para além das questões financeiras é a natureza das cooperativas. “Somos uma sociedade de pessoas e o dinheiro vem depois. Para nós, a felicidade das pessoas e resolução de seus problemas são o que importam. A Sicredi Centro-Sul MS foi a primeira cooperativa a se envolver com a construção de um hospital e a se preocupar com a saúde das pessoas”, destacou.

Ao final da cerimônia, o padre Rubens José dos Santos e o pastor Edson Rios abençoaram o evento e o local onde será construído o Hospital de Amor de Dourados.

Estiveram presentes na cerimônia prefeitos e/ou representantes dos municípios de Maracaju, Antonio João, Glória de Dourados, Laguna Carapã e Itaporã, vereadores das cidades de Dourados e região, o deputado federal Rodolfo Nogueira, o deputado estadual Renato Câmara, representantes dos deputados Geraldo Resende, Lia Nogueira, Neno Razuk e Zé Teixeira, representante da Ministra Simone Tebet, representantes do Sindicato Rural de Dourados, do 2º Grupamento de Bombeiros, do Poder Judiciário, do sistema OCB/MS, a equipe do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Dourados, membros da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados – AApoiadores, membros da Sicredi Pantanal MS, Sicredi Campo Grande, Sicredi Celeiro Centro Oeste, Central Sicredi Brasil Central, conselheiros de Administração, Fiscal e Consultivo da Sicredi Centro-Sul MS entre outras autoridades, além de coordenadores de núcleo, colaboradores, associados e comunidade em geral.

A gente muda o mundo cooperando

No final da cerimônia, um clipe institucional produzido pela Bebop Branding, sob coordenação da equipe de Comunicação da Sicredi Centro-Sul MS, com canção interpretada pelo músico Daniel Black, encerrou o evento enfatizando o lema “Cooperar é Espalhar o Amor”.

A letra diz: “A gente segue junto espalhando amor, levando o sorriso seja aonde for. E todo mundo que coopera e participa, ajuda a curar o mundo e bota cor. Para colorir os dias e colorir a vida, o mundo é melhor quando você acredita. Cuidando um do outro a gente segue em frente, e junto a gente vai além, mais longe ainda. Porque estamos juntos espalhando amor. A gente segue junto espalhando amor, a gente muda o mundo cooperando”.

Assista ao clipe pelo link: https://www.instagram.com/sicredicentrosulms/ 

Equipe do HA

No evento, vários profissionais de saúde vinculados ao Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Dourados estavam presentes, incluindo a Coordenadora Municipal, Cristiane Iguma, que em seu discurso agradeceu cada pessoa presente, incluindo diretores, conselheiros, equipe clínica e a grande rede de voluntariado que há anos vem atuando para manter o atendimento no município.

“Esse dia é histórico. Agradeço a cada um pela confiança depositada. Essa unidade hospitalar impactará o trabalho de prevenção em nosso estado. Esse é um grande passo para a concretização de um sonho”, disse. A médica também enfatizou a destinação de recursos da Sicredi Centro-Sul para manunteção da Unidade Móvel desde 2019 e ainda disse que o hospital será um bem comum à saúde da população. “Que essa atitude de solidariedade seja exemplo. Esse é um projeto de amor, saúde, esperança e vida”.

Representando o Hospital de Amor, o coordenador estadual Ademar Capucci, também enfatizou a parceria com a Cooperativa. “A Sicredi Centro-Sul MS vai reduzir o tempo de famílias que ficam anos separadas por conta do tratamento, trazendo esperança. Eu tenho certeza de que o Hospital de Amor de Dourados será referência. Nosso desafio em Mato Grosso do Sul será não perder mais nenhuma mulher para o câncer de mama e de colo do útero”, destacou.

Raphael Luiz Junior, representando o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, disse que a data marca a mudança da história do câncer em MS. "Não existe paralelo, pois aqui existe uma velocidade que a população tem em ajudar”.

Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, que falou ao público de forma remota, enfatizou a prevenção como base importante do combate ao câncer e destacou “o amor em profundidade com essa missão” no município. “Existe um diferencial no Sicredi e a Cooperativa pode sentir orgulho, pois faz algo pelo próximo”. Henrique disse ainda que, depois da pandemia, dobrou o tempo de espera de pacientes com câncer no sistema público. “Esse projeto nasce em uma hora importante”.

Compromisso público

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, enfatizou que a unidade hospitalar vai transformar toda uma região e se comprometeu publicamente a contribuir com o custeio do hospital, ou seja, com os custos para as atividades da rotina hospitalar. “A construção dessa unidade permite que a gente volte a sonhar. É um orgulho que a Cooperativa está ajudando a construir esse sonho”, disse lembrando a importância da bancada federal e estadual para ajudar no projeto.

Já o Secretário de Estado de Saúde de MS, Maurício Simões, representando o governador de MS, Eduardo Riedel, disse que o estado caminha em sintonia com o terceiro setor e que acredita essa ser a grande saída para que o sistema público de saúde desafogue. “O Sistema não dá conta de atender todas as demandas, por isso a importância da sociedade organizada e das Cooperativas, que têm estrutura de governança”.

DICC

A cerimônia de lançamento oficial da construção do Hospital de Amor de Dourados aconteceu no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), comemorado na terceira quinta-feira do mês de outubro. A data destaca a contribuição e as transformações positivas geradas pelo segmento na sociedade. Como a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, o Sicredi também aproveita a data para disseminar conhecimento sobre o modelo de negócio cooperativo, abordando seu crescimento e atuação.

De acordo com o Banco Central, o cooperativismo de crédito cresce em um patamar superior ao do restante do Sistema Financeiro Nacional e avança mesmo em cenários de crise. O compromisso com a oferta de produtos e serviços financeiros justos, o relacionamento próximo com os cooperados e a forte presença no financiamento do setor agropecuário estão entre as explicações para o crescimento sustentável desse setor do cooperativismo.

O Hospital de Amor de Dourados

A previsão é de que em três anos, o Hospital de Amor de Dourados seja entregue à comunidade. Os investimentos totalizam R$ 24 milhões, estes aprovados pelos associados em assembleia que serão distribuídos em três anos de construção, cada um com o montante de R$ 8 milhões.

A unidade hospitalar será a primeira do Brasil em nível sistêmico, que terá uma área construída de 3.700 metros quadrados em um terreno localizado próximo ao Aeroporto de Dourados, de 25 mil metros quadrados, doado pela família Guerra e intermediado pela São Bento Incorporadora. A construção e a gestão da obra ficarão sob coordenação da Sicredi Centro-Sul MS.

O hospital terá atendimento 100% SUS tanto para prevenção e diagnóstico quanto para tratamento e reabilitação de mulheres com câncer de mama, colo de útero e, futuramente, de pele.

Sobre a Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS é uma instituição financeira cooperativa que possui 45 agências espalhadas por 38 municípios de Mato Grosso do Sul. A Cooperativa oferece mais de 300 soluções para o seu dia a dia e para o dia a dia do seu negócio, te envolvendo nas decisões, fortalecendo a região Sul de MS e dividindo os resultados.

O atendimento a todo associado é feito presencialmente; via whatsapp (51) 3358-4770 ou pelos telefones 3003-4770 ou 0800 724 4770.

Conheça a Cooperativa pelo site www.sicredi.com.br/home e pelas redes sociais no Instagram @sicredicentrosulms e no Facebook @SicrediCentroSulMS  


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.